Conhecimento de enfermeiros sobre alimentação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2022.11370Abstract
Objetivo: Avaliar o conhecimento de enfermeiros sobre alimentação infantil e comparar os resultados segundo a participação do profissional em curso de capacitação em nutrição. Métodos: Estudo transversal desenvolvido com 54 enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em nove municípios do estado da Paraíba, entre 2018 e 2019. Aplicou-se um questionário com informações sobre perfil demográfico, trabalhista e formação do profissional. O conhecimento dos enfermeiros sobre alimentação infantil incluiu perguntas relacionadas à amamentação, alimentação e crescimento, práticas nos casos de consumo insuficiente de leite materno e de adoecimento, e suplementação. Os resultados, segundo a participação do profissional em curso de capacitação em nutrição, deram-se a partir de comparação do teste Exato de Fisher. Resultados: O conhecimento dos enfermeiros sobre a alimentação infantil apresentou deficiências, principalmente em questões relacionadas à introdução dos alimentos após o sexto mês de vida, às práticas alimentares no caso de doença e às recomendações para a suplementação com micronutrientes. Os enfermeiros com treinamento em nutrição (n=30) tiveram maior quantidade de respostas corretas (p<0,05) em relação à idade adequada para introduzir alimentos de origem animal e para a suplementação com ferro, à importância do leite para o crescimento, e à inclusão de alimentos quando há consumo insuficiente de leite materno ou adoecimento da criança. Conclusão: Há lacunas acerca do conhecimento sobre alimentação infantil de enfermeiros, notadamente sobre os aspectos relativos à introdução complementar de alimentos, às práticas no caso de adoecimento e às recomendações de suplementação passíveis de aperfeiçoamento por meio de capacitação em nutrição.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal in Health Promotion
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submitted manuscripts must be exclusively destined to RBPS and are not allowed to be submitted to another journal. When submitting the manuscript, authors must include the Declaration of Responsibility and Assignment of Copyright signed by all authors. The document must describe individual contribution to the preparation of the manuscript and be submitted in a pdf format. The author may deposit the final version of the article with post-print peer review in any repository or website under the Creative Commons Attribution 4.0 International License.