Refletindo sobre a administração e negociação de conflitos nas equipes de saúde
DOI:
https://doi.org/10.5020/1011Palavras-chave:
Enfermagem, Administração, Negociação, Atenção Primária à Saúde.Resumo
A temática “administração e negociação de conflitos” vem ao longo dos anos, sendo um assunto polêmico e de interesse de muitos administradores das organizações de saúde. O objetivo deste trabalho foi de refletir acerca do processo de administração e negociação de conflitos nas equipes de saúde. Conflitos são discordâncias internas, resultantes de diferenças quanto a idéias, valores ou sentimentos entre pessoas ou grupo. O conflito na equipe de enfermagem pode ser expresso abertamente por um aumento das críticas, implicâncias ou discussões entre membros da equipe de saúde, levando a insatisfações no local de trabalho, causando redução na quantidade e qualidade do serviço. O gerente de uma equipe deve ter um bom relacionamento com todos os componentes e humildade, contribuindo com seu conhecimento e equilibrando com bom senso o desempenho dos membros dessa equipe. Além disso, é fundamental saber ouvir, ter flexibilidade diante de algumas situações e ser líder, sabendo resolver os problemas sem gerar ansiedades e desconfortos. Nas equipes de saúde, para se obter um bom relacionamento no trabalho, a equipe deve ter capacidade de lidar com diferenças de maneira eficiente. O bom relacionamento evita o surgimento de conflitos, pois aumenta a compreensão mútua, inspira confiança e respeito e permite que se conservem a razão e a emoção e se aprimore a comunicação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















