Terapia de processamento auditivo no dstúrbio de aprendizagem - doi:10.5020/18061230.2006.p188

Autores/as

  • Nívea Franklin Chaves Martins Universidade de Fortaleza
  • Hipólito Virgílio Magalhães Jr Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/980

Palabras clave:

Transtornos de Aprendizagem, Percepção Auditiva, Estimulação Auditiva

Resumen

O objetivo deste relato de caso é promover uma reflexão sobre a importância da intervenção fonoaudiológica para a estimulação de um sujeito acometido por distúrbio de aprendizagem associado a distúrbio de linguagem e desordem de processamento auditivo. A análise dos dados considerou as habilidades alteradas, identificadas na primeira avaliação do processamento auditivo, realizada em 30 de abril de 2002 e a comparação com a nova avaliação de processamento auditivo, realizada em 13 de maio de 2003, após um ano de terapia voltada para a estimulação auditiva das habilidades defasadas, de acordo com os dois relatórios de atendimento fonoaudiológico descritos durante o tempo especificado. A terapia fonoaudiológica foi favorável para a evolução dos sujeitos nos processos de decodificação, organização e prosódia, nas habilidades de fechamento auditivo, figurafundo e ordenação temporal relacionadas com os seus transtornos de aprendizagem. Esta abordagem proporcionou ganhos nas habilidades auditivas e competências lingüísticas do sujeito que demonstrou evolução nos níveis de atenção, concentração e aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Nívea Franklin Chaves Martins, Universidade de Fortaleza

Fonoaudióloga pela Universidade de Fortaleza

Hipólito Virgílio Magalhães Jr, Universidade de Fortaleza

Fonoaudiólogo, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, Professor Adjunto da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2012-01-04

Cómo citar

Martins, N. F. C., & Magalhães Jr, H. V. (2012). Terapia de processamento auditivo no dstúrbio de aprendizagem - doi:10.5020/18061230.2006.p188. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 19(3), 188–194. https://doi.org/10.5020/980

Número

Sección

Los informes de casos