Distúrbio de leitura e escrita na Síndrome de Silver-Russell - doi:10.5020/18061230.2006.p113

Autores/as

  • Renata Cavalcante Barbosa Universidade de Fortaleza
  • Erlane Marques Ribeiro Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte
  • Célia Maria Giacheti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/969

Palabras clave:

Fonoaudiologia, Leitura, Escrita manual, Avaliação da deficiência.

Resumen

A síndrome de Silver-Russell constitui uma rara doença genética. O seu fenótipo clássico inclui retardo no crescimento intra-uterino e pós-natal, hemihipertrofia, assimetria lateral, assimetria de membros, clinodactilia do quinto dedo da mão e um número variável de dismorfismos faciais, entre eles a desproporção craniofacial e a face triangular. A descrição de suas manifestações fonoaudiológicas, além de escassa, enfatiza aspectos craniofaciais e orais em detrimento dos comprometimentos de leitura e escrita. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de uma garota de 14 anos de idade com a Síndrome de Silver-Russell, a qual, após ser submetida a: Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas; Prova da Consciência Fonológica; Prova de Leitura e Escrita e Teste de Desempenho Escolar, teve diagnóstico fonoaudiológico de Distúrbio de Leitura e Escrita (DLE). Os dados da avaliação evidenciaram a presença de prejuízo na modalidade escrita da linguagem, determinado primordialmente por déficit no processamento fonológico. Com base nos achados, sugerese a realização de avaliação das habilidades de memória fonológica, consciência fonológica e acesso ao léxico mental em crianças com Síndrome de Silver-Russell, durante o período pré-escolar, com o intuito de impedir a instalação e o agravamento de comprometimentos da linguagem escrita.

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Biografía del autor/a

Renata Cavalcante Barbosa, Universidade de Fortaleza

Fonoaudióloga, Professora mestre em Saúde Pública da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

Erlane Marques Ribeiro, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte

Médica geneticista, Mestre em Pediatria, Instituto da Criança, USP São Paulo; Docente do Curso de Medicina de Juazeiro do Norte, CE.

Célia Maria Giacheti, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga, Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, UNIFESP, EPM, São Paulo, SP. Pesquisadora do Laboratório de Fonogenética do HRAC, USP, Bauru, SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia, UNESP, Marília, SP.

Publicado

2012-01-04

Cómo citar

Barbosa, R. C., Ribeiro, E. M., & Giacheti, C. M. (2012). Distúrbio de leitura e escrita na Síndrome de Silver-Russell - doi:10.5020/18061230.2006.p113. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 19(2), 113–117. https://doi.org/10.5020/969

Número

Sección

Los informes de casos