Distúrbio de leitura e escrita na Síndrome de Silver-Russell - doi:10.5020/18061230.2006.p113
DOI:
https://doi.org/10.5020/969Palabras clave:
Fonoaudiologia, Leitura, Escrita manual, Avaliação da deficiência.Resumen
A síndrome de Silver-Russell constitui uma rara doença genética. O seu fenótipo clássico inclui retardo no crescimento intra-uterino e pós-natal, hemihipertrofia, assimetria lateral, assimetria de membros, clinodactilia do quinto dedo da mão e um número variável de dismorfismos faciais, entre eles a desproporção craniofacial e a face triangular. A descrição de suas manifestações fonoaudiológicas, além de escassa, enfatiza aspectos craniofaciais e orais em detrimento dos comprometimentos de leitura e escrita. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de uma garota de 14 anos de idade com a Síndrome de Silver-Russell, a qual, após ser submetida a: Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas; Prova da Consciência Fonológica; Prova de Leitura e Escrita e Teste de Desempenho Escolar, teve diagnóstico fonoaudiológico de Distúrbio de Leitura e Escrita (DLE). Os dados da avaliação evidenciaram a presença de prejuízo na modalidade escrita da linguagem, determinado primordialmente por déficit no processamento fonológico. Com base nos achados, sugerese a realização de avaliação das habilidades de memória fonológica, consciência fonológica e acesso ao léxico mental em crianças com Síndrome de Silver-Russell, durante o período pré-escolar, com o intuito de impedir a instalação e o agravamento de comprometimentos da linguagem escrita.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Barbosa, R. C., Ribeiro, E. M., & Giacheti, C. M. (2012). Distúrbio de leitura e escrita na Síndrome de Silver-Russell - doi:10.5020/18061230.2006.p113. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 19(2), 113–117. https://doi.org/10.5020/969
Número
Sección
Los informes de casos