Construindo um mundo melhor: abordagem ecossistêmica da qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.5020/968Palabras clave:
Qualidade de vida, Cultura, Educação, Ambiente, EcossistemasResumen
Qualidade de vida, ambientes naturais e construídos, bem-estar físico, mental e social, estão atualmente prejudicados por todo tipo de agravo e injúria, em um contexto de desumanização, massificação e reificação. Ao invés de aceitar as “bolhas na superfície” e definir os problemas atuais em termos de representações fragmentadas da realidade, a abordagem ecossistêmica proposta trabalha com as configurações dinâmicas e complexas “dentro do caldeirão efervescente”. Os eventos são definidos como configurações que entrelaçam quatro dimensões de estar-no-mundo: íntima, interativa, social e biofísica (processos cognitivos e afetivos; apoio recíproco e valores no grupo; aspectos políticos, econômicos e culturais; ambientes naturais e construídos, seres e coisas). O diagnóstico e o prognóstico levam em conta as quatro dimensões como doadoras e receptoras, induzindo eventos (favoráveis e desfavoráveis); lidando com os efeitos (desejados e indesejados) e contribuindo para a mudança. Ao invés de se projetar para o futuro as tendências de hoje, propõe-se a definição prévia das metas desejadas e a exploração de novos caminhos para alcançá-las. Processos heurístico-hermenêuticos nos nichos socioculturais de aprendizagem desvelam os paradigmas culturais e epistêmicos que orientam as relações sujeito-objeto, elevando patamares, ao invés de “corrigir” situações para torná-las “certas”. Responsabilidade, eqüidade, sustentabilidade e empoderamento, eventos capacitadores em ética, cultura, educação, ambiente, saúde e qualidade de vida são associados com o desenvolvimento de um modelo ecossistêmico de cultura, tendo em vista novos conceitos de conhecimento, riqueza, poder, crescimento, trabalho e liberdade. A proposta integra as áreas de desenvolvimento, ecologia política, psicologia e antropologia, dando às pessoas a oportunidade de refletir sobre suas realidades, comprometendo-se com experiências cruciais para o encontro de novas formas de viver melhor em um mundo melhor.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















