Doador de sangue habitual e fidelizado: fatores motivacionais de adesão ao programa - doi:10.5020/18061230.2006.p61

Autores/as

  • Aldilene Sobreira de Moura HEMOCE - Crato
  • Camila Teixeira Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Caroline Antero Machado Universidade de Fortaleza
  • José Ananias Vasconcelos Neto Hospital Geral de Fortaleza
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/963

Palabras clave:

Sangue, Doadores de sangue, Transfusão de Sangue, Bancos de sangue.

Resumen

O sangue, produto humano insubstituível, é utilizado em diversas situações e doenças, como: cirurgias, acidentes, anemias e outras. Este estudo teve como objetivo reconhecer o perfil do doador de sangue os fatores motivacionais que influenciaram efetivamente à adesão a um programa de doação de sangue. O trabalho é de natureza descritiva, com enfoque quantitativo e qualitativo, e foi realizado com os doadores fidelizados do Hemocentro Regional de Crato – Ceará – Brasil. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário. As variáveis estudadas foram: o sexo, a faixa etária e o nível de escolaridade. Quanto ao aspecto qualitativo, questionou-se acerca da motivação para a doação de sangue. A coleta aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro de 2003. A análise dos dados revelou a preponderância de doadores fidelizados jovens e com elevado nível de escolaridade. Os motivos para a doação foram classificados em três categorias: voltados para o outro; voltados para si e influências externas. A solidariedade foi motivo predominante para a primeira doação, mas nas subseqüentes evidenciou-se a consciência da co-responsabilidade coletiva como fator motivacional para a adesão ao programa de fidelização. Tais resultados ampliam os conhecimentos sobre o papel das ações educativas desenvolvidas e poderão subsidiar a estruturação de novas campanhas de conscientização para a doação espontânea de sangue. A participação feminina apontou avanços, mas requer ainda novas e contínuas ações de desmistificação e incentivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldilene Sobreira de Moura, HEMOCE - Crato

Assistente Social, Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, HEMOCE-CRATO.

Camila Teixeira Moreira, Universidade Federal do Ceará

Residente de Enfermagem em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP, Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Caroline Antero Machado, Universidade de Fortaleza

Acadêmica de Odontologia da Universidade de Fortaleza

José Ananias Vasconcelos Neto, Hospital Geral de Fortaleza

Médico, Residente de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral de Fortaleza – HGF

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Professora Mestre do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza

Publicado

2012-01-04

Cómo citar

Moura, A. S. de, Moreira, C. T., Machado, C. A., Vasconcelos Neto, J. A., & Machado, M. de F. A. S. (2012). Doador de sangue habitual e fidelizado: fatores motivacionais de adesão ao programa - doi:10.5020/18061230.2006.p61. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 19(2), 61–67. https://doi.org/10.5020/963

Número

Sección

artículos originales