Avaliação da qualidade de serviço odontológico prestado por universidade privada: visão do usuário - doi:10.5020/18061230.2005.p171

Autores/as

  • Eveline Silva Nobre Universidade de Fortaleza
  • Guerda Portela Câmara Universidade de Fortaleza
  • Keline Portela da Silva Universidade de Fortaleza
  • Sharmênia de Araújo Soares Nuto Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/940

Palabras clave:

Saúde bucal, Satisfação do paciente, Qualidade dos cuidados de saúde.

Resumen

A satisfação do usuário deve ser o principal objetivo de todo serviço de saúde. Por meio da avaliação da satisfação do paciente, obtêm-se dados a respeito de suas expectativas, detectam-se as possíveis falhas e buscam-se soluções para melhoria do serviço prestado. Este estudo descritivo e transversal objetivou avaliar a satisfação dos usuários atendidos pelo Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Na pesquisa, foi realizada avaliação de processo, dando ênfase às características relacionadas à consulta, como a relação profissional-cliente, e informações, incluindo a opinião dos usuários sobre a recepção e abrangência dos serviços. Questionários e observações sistemáticas foram aplicados durante os atendimentos nas Clínicas de Cirurgia e Endodontia. Os dados mostraram que 96,22% dos clientes confiavam nos atendimentos realizados por alunos, os quais foram considerados por todos como possuidores de um relacionamento interpessoal satisfatório. As observações sistemáticas confirmaram as respostas dos usuários. Concluiu-se que há satisfação por grande parte dos clientes em relação à qualidade do serviço odontológico prestado pelo Curso de Odontologia da UNIFOR, mas o processo de atendimento pode ser ainda melhorado, principalmente no que concerne à demora do usuário em ser agendado a primeira vez e aos retornos desnecessários destes ao serviço

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eveline Silva Nobre, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista Universidade de Fortaleza

Guerda Portela Câmara, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista Universidade de Fortaleza

Keline Portela da Silva, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista Universidade de Fortaleza

Sharmênia de Araújo Soares Nuto, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista, Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Odontologia Social do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Publicado

2012-01-04

Cómo citar

Nobre, E. S., Câmara, G. P., Silva, K. P. da, & Nuto, S. de A. S. (2012). Avaliação da qualidade de serviço odontológico prestado por universidade privada: visão do usuário - doi:10.5020/18061230.2005.p171. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 18(4), 171–176. https://doi.org/10.5020/940

Número

Sección

artículos originales