Avaliar e ser avaliado: uma experiência na elaboração de projetos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5020/939Palabras clave:
Avaliação, Ensino, Aprendizagem, Pesquisa qualitativa.Resumen
A avaliação é uma das funções principais do processo de trabalho de qualquer natureza e visa transformar e integrar os participantes por meio da ampliação de suas perspectivas. O objetivo deste estudo surgiu a partir da vivência dos alunos de uma disciplina do Mestrado em Educação em Saúde, da Universidade de Fortaleza, em avaliação de projetos de pesquisa e visou identificar a percepção dos estudantes sobre esse processo e as mudanças ocorridas a partir dessa experiência. Tratou-se de um estudo descritivo, realizado por meio de questionário com perguntas abertas respondido por 17 alunos desse mestrado, ao final da disciplina Seminário de Pesquisa II. Os resultados foram processados e examinados com base na análise de conteúdo e agrupados em cinco categorias: sentimentos ao avaliar; sentimentos ao ser avaliado; atitudes; método para avaliação e mudanças. No ato de avaliar, predominaram sentimentos de crescimento, responsabilidade e satisfação. Ao serem avaliados, a maioria exibiu medo, estresse, insegurança e dificuldade para ouvir as críticas. Na posição de “ser avaliado”, preponderou um posicionamento crítico, imparcial e objetivo. A metodologia de avaliação dos projetos foi considerada satisfatória por 100% dos mestrandos. Dentre as mudanças ocorridas, destacaram-se maior aceitação da crítica, o exercício da humildade e a oportunidade de colocar-se no lugar do outro. O processo de ensino-aprendizagem adotado estimulou a reflexão crítica e autocrítica entre os alunos, possibilitando o aprendizado prático, a melhoria nos projetos de pesquisa e amadurecimento pessoal e profissional, consolidando-se como uma importante estratégia educacional na formação de pesquisadores.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















