O lúdico na prevenção de acidentes em crianças de 4 a 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2005.p78Palabras clave:
Criança, Prevenção de Acidentes, Promoção da Saúde.Resumen
Abordar a prevenção de agravos à saúde no contexto da escola integra as diretrizes das políticas públicas ao se instituir a educação em saúde como tema transversal no ensino fundamental brasileiro. O estudo teve o propósito de descrever a utilização do lúdico como estratégia preventiva de acidentes em crianças no contexto escolar. Trata-se de um relato de experiência com 26 crianças do Jardim I, da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, em Fortaleza. Os dados foram coletados a partir de técnicas de observação e participação de atividades lúdicas como jogos, desenhos, histórias infantis. Os resultados mostraram que os desenhos e as verbalizações das crianças sobre acidentes e sua prevenção corresponderam às expectativas de aprendizado. Considera-se que o uso de atividades lúdicas é uma opção para despertar a criatividade das crianças, mediada pela linguagem do grupo cultural, possibilitando a construção de conceitos essenciais para entender as formas de prevenir acidentes na infânciaDescargas
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Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Vieira, L. J. E. de S., Araújo, K. L. de, Catrib, A. M. F., & Vieira, A. C. V. C. (2012). O lúdico na prevenção de acidentes em crianças de 4 a 6 anos. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 18(2), 78–84. https://doi.org/10.5020/18061230.2005.p78
Número
Sección
artículos originales