O programa saúde da família sob o enfoque dos profissionais de saúde -
DOI:
https://doi.org/10.5020/688Palabras clave:
Saúde da Família, Papel profissional, Satisfação no emprego.Resumen
Este estudo teve como objetivo compreender as percepções e os sentimentos dos profissionais de saúde que compõem o Programa Saúde da Família – PSF, de Maracanaú-CE. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o referencial fenomenológico. Foram entrevistados 18 profissionais de saúde no período de setembro de 2002 a agosto de 2003, tendo como pontos norteadores a representatividade individual do PSF, o trabalho em equipe, as suas expectativas e o grau de satisfação. Por meio da análise compreensiva dos depoimentos, destacaram-se como pontos fortes do PSF: o vínculo familiar e o compromisso, bem como a educação em saúde. O trabalho em equipe, como inerente ao PSF, mostrou-se fundamental para que as atividades do programa fossem desenvolvidas. Como pontos preocupantes, os profissionais de saúde reivindicaram a melhoria das condições de trabalho e a estabilidade profissional. Cumpre ressaltar que foram encaminhados os resultados aos gestores, no sentido de que estas questões pudessem ser melhoradas ou resolvidas. A satisfação e as expectativas dos profissionais entrevistados, na maioria, são positivas e demonstram que trabalhar com essa estratégia, requer uma mudança de comportamento e comprometimento, um desafio a ser vencido.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















