Prevalência de sintomas osteomusculares em trabalhadores de uma empresa de embalagens metálicas de Passo Fundo - RS
DOI:
https://doi.org/10.5020/667Palabras clave:
Saúde do Trabalhador, Doenças Ocupacionais, Dor.Resumen
Objetivo: Avaliar a sintomatologia músculo-esquelética dos trabalhadores da equipe da prensa de uma empresa de embalagens metálicas, analisando a parte do corpo acometida e a intensidade do sintoma, relacionando com a prática de programa de cinesioterapia laboral. Métodos: Avaliaram-se 32 sujeitos, por meio de um diagrama adaptado, sendo as variáveis estudadas: gênero, idade, turno de trabalho, prática da cinesioterapia, tempo de atuação na empresa, existência de queixas de dor, sua localização e intensidade. Os sujeitos foram divididos em dois grupos; sendo o primeiro composto por operários do serviço diurno, participantes de programa de ginástica laboral; e o segundo, do serviço noturno, onde o programa inexiste. Resultados: O sexo masculino compôs a totalidade da amostra, com idade de 43,28 ± 8,79 anos. Quanto ao tempo de serviço na empresa, 13 (40,62%) operários trabalhavam na faixa entre 1 e 5 anos, constituindo a maior freqüência. Da amostra pesquisada, 30 (93,75%) trabalhadores referiram algum sintoma álgico. O segmento corporal mais acometido foi a região lombar, seguida pela região cervical, joelhos, pernas e tornozelos. Quando relacionado com o turno de trabalho, houve maior número de regiões corporais afetadas e estas com maior intensidade de dor nos sujeitos que trabalhavam à noite, e que não participavam do programa com nível de moderada intensidade. Conclusão: Concluiu-se, na amostra de trabalhadores estudada, que houve uma importante relação entre a presença e a intensidade de dor com a prática ou não de cinesioterapia laboral.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















