Abordagem familiar como ferramenta para atuação da Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14662Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Estudo de Caso, Relações FamiliaresResumo
Objetivo: Descrever a experiência com a aplicação de Ferramentas de Abordagem Familiar, juntamente com uma família cadastrada e assistida por uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em um município do norte do estado de Minas Gerais – Brasil. Método: Trata-se de um relato de caso, do tipo estudo de família, desenvolvido com abordagem qualitativa. Entre setembro de 2021 e março de 2022, profissionais de uma Estratégia Saúde da Família realizaram visitas domiciliares, nas quais foram utilizadas Ferramentas de Abordagem Familiar, levantamento das características e demandas, e conferência familiar, resultando na proposta de um Projeto Terapêutico Singular. Resultados: Pela aplicabilidade das ferramentas Genograma, FIRO, PRACTICE, APGAR e Ciclo de Vida Familiar, pode-se promover uma melhor compreensão do funcionamento do paciente-índice e de suas relações com a família e a comunidade. Desta forma, tornou-se possível traçar um planejamento conjunto entre a família e os profissionais da saúde. Ainda, realizaram-se estratégias de intervenção individuais e coletivas, respeitando seus estilos de vida e a suas identidades, a partir de ações que envolvem, por exemplo, desde o diagnóstico à prevenção, promoção em saúde e o tratamento. Considerações Finais: O estudo demonstrou que as Ferramentas de Abordagem Familiar são essenciais para um trabalho humanizado e integral da equipe de Estratégia Saúde da Família , fortalecendo o vínculo entre profissionais e a família. A atuação dos profissionais permitiu uma reorganização da dinâmica familiar, promovendo a divisão de responsabilidades e a adesão aos tratamentos, com um acompanhamento contínuo e holístico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Luiza Silva Percídio, Vivianny Carvalho Mendes de Macedo , Pedro Henrique Gonçalves Ferreira, Anne Caroline Rodrigues Queiroz , Pâmela Scarlatt Durães Oliveira , Cláudia Danyella Alves Leão Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















