Avaliação vocal em indivíduos acometidos por queimaduras de face e pescoço
DOI:
https://doi.org/10.5020/579Palabras clave:
Queimaduras, Face, Pescoço, Testes de articulação da fala, Voz.Resumen
Objetivo: Avaliar a voz de pacientes acometidos por queimaduras de face e pescoço. Método: Realizou-se um estudo transversal, quantitativo e exploratório-descritivo; no período de dezembro de 2006 a abril de 2007. Avaliaram-se 12 (doze) pacientes do Centro de Tratamento de Queimados de um hospital de referência. Aplicou-se um protocolo que continha dados de identificação do paciente, análise morfológica do sistema estomatognático e características vocais do paciente. Resultados: Verificou-se que a articulação de fala encontrava-se reduzida, associada a falhas de instabilidade vocal, voz áspera e crepitante. Achados significativos da pesquisa foram as alterações na respiração, com predominância nos reabastecimentos insuficientes (41,7%) e uso do ar de reserva (33,3%). A respiração é um fator indispensável para a produção vocal. Em decorrência da alteração respiratória, o paciente pode realizar esforço no início da produção vocal e/ou mesmo entrar no ar de reserva que, concomitante à redução da articulação da fala, pode acarretar uma hiperfunção laríngea. Conclusão: Todos os pacientes apresentaram ausência de bridas nas regiões de pescoço e face, o que permitiu boa movimentação cervical sem comprometimento da musculatura extrínseca da laringe nem prejuízo na produção vocal decorrente da tensão. Contudo, verificou-se que as alterações a nível respiratório, associadas à redução da articulação da fala, podem gerar um distúrbio vocal, caso não sejam corrigidas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















