Avaliação auditiva de crianças com hipotireoidismo congênito - doi:10.5020/18061230.2009.p41
DOI:
https://doi.org/10.5020/365Palabras clave:
Audição, Hipotireoidismo Congênito, Testes Auditivos.Resumen
Objetivo: Avaliar a audição de crianças com hipotireoidismo congênito (HC). Métodos: É um estudo descritivo e transversal, de abordagem quantitativa, realizada em Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, no ano de 2006. Participaram do estudo 46 crianças, sendo 30 crianças com HC em tratamento com levotiroxina e 16 crianças constituindo o grupo controle (GC) sem tal alteração. Todas as crianças realizaram avaliação auditiva. As crianças do GC foram submetidas a dosagem de TSH e T4 livre. A dosagem de TSH e T4 livre, o início e o acompanhamento do tratamento para o grupo com HC foi analisado através do estudo de prontuários. Resultados: O gênero feminino predominou nas crianças dos dois grupos, HC e GC, 23 (76,7%) e 9 (56,3%) crianças respectivamente. A faixa etária das crianças com HC variou de 3 meses a 8 anos e das crianças do GC variou de 4 meses a 5,6 anos. O início do tratamento das crianças com HC ocorreu em média de 135,43 ± 325,58 dias. Os exames auditivos encontravam-se dentro do padrão de normalidade, não havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos. Conclusões: As crianças com HC avaliadas não apresentaram alteração do limiar auditivo, realizaram o primeiro exame auditivo tardiamente e a média de tempo para o início do tratamento era de 4,5 meses,o que pode ter contribuído para ausência de alteração da audição na avaliação audiológica, indicando que o hipotireoidismo congênito tratado, mesmo que não precocemente, não causará alteração do limiar auditivo.Descargas
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Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Almeida, R. P. de, Barbosa, J. C., Montenegro, A. P. D. R., & Júnior, R. M. M. (2012). Avaliação auditiva de crianças com hipotireoidismo congênito - doi:10.5020/18061230.2009.p41. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 22(1), 41–47. https://doi.org/10.5020/365
Número
Sección
artículos originales