Ambiente aquático como cenário terapêutico ocupacional para o desenvolvimento do esquema corporal em síndrome de down
DOI:
https://doi.org/10.5020/2042Palabras clave:
Ambiente Aquático, Terapia Ocupacional, Síndrome de Down, Imagem CorporalResumen
Objetivo: Analisar o efeito do ambiente aquático enquanto cenário terapêutico ocupacional no desenvolvimento do esquema corporal de uma criança com Síndrome de Down, considerando-se as propriedades terapêuticas da água. Descrição do caso: Pesquisa intervencionista, de caráter qualitativo descritivo, realizada em uma piscina adaptada do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, Ceará, no período de março a maio de 2005. O sujeito do estudo foi uma criança do gênero feminino, de 10 anos de idade, com diagnóstico de Síndrome de Down. A coleta de dados teve como instrumentos um roteiro de anamnese, uma ficha de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, além do diário de campo para registro das observações clínicas durante as sessões. Estas informações foram organizadas e analisadas com base no raciocínio clínico do terapeuta ocupacional e, em seguida, descritas como estudo de caso. Observou-se evolução no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao esquema corporal, tais como percepção das partes finas do próprio corpo, partes amplas no corpo do outro, imitação de posições, culminando com participação mais ativa nas atividades da vida diária. Considerações Finais: Verificou-se a eficácia das atividades terapêuticas ocupacionais realizadas no ambiente aquático para o desenvolvimento do esquema corporal da criança em estudo. Isso pode ser útil para a realização de novas pesquisas sobre a temática – cuja literatura é escassa – e contribuindo para a crescente atualização das práticas da Terapia OcupacionalDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















