Dinâmica familiar na alimentação de crianças com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.5020/2040Palabras clave:
Alimentação, Família, Paralisia Cerebral.Resumen
Objetivo: Compreender a dinâmica familiar de crianças com paralisia cerebral no momento da alimentação. Métodos: Pesquisa com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de dez familiares de crianças com paralisia cerebral. As crianças encontravam-se com idade superior ou igual a cinco anos. A coleta dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada com perguntas norteadoras referentes à relação mãe-filho durante a alimentação; cuidados e dificuldades e as expectativas maternas. A análise do discurso ocorreu através da técnica de análise de conteúdo, composta das etapas de pré-análise das informações, exploração do material coletado, tratamento dos resultados e interpretação. Resultados: A participação familiar durante a alimentação de crianças com paralisia cerebral mostrou-se essencial para sua eficiência, funcionando continuamente nos cuidados e manuseios destas crianças, além de evidenciar o papel da família, destacando a figura materna durante a alimentação e a reabilitação terapêutica. Conclusão: Conclui-se que a família tem um papel decisivo na alimentação, o que é essencial para favorecer a hidratação, o ganho de peso, bem como minimizar os riscos de aspiração, o que contribui de forma significativa para a qualidade de vida de crianças com paralisia cerebralDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















