Intervenções nutricionais em escolares - doi: 10.5020/18061230.2010.p297

Autores/as

  • Carolina Anzolin Universidade do Vale do Itajaí
  • Camila Marcon Ouriques Universidade do Vale do Itajaí
  • Doroteia Aparecida Höfelmann Universidade do Vale do Itajaí
  • Tatiana Mezadri Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5020/2030

Palabras clave:

Educação Alimentar e Nutricional, Consumo de Alimentos, Saúde Escolar.

Resumen

Objetivo: Verificar a efetividade de intervenções nutricionais na modificação do consumo alimentar entre escolares, de 6 a 10 anos, de escola privada do município de Itajaí - SC, Brasil. Métodos: Estudo de intervenção, do tipo não randomizado e não controlado, sendo realizadas quatro atividades educativas, no período de agosto a novembro de 2008 e o consumo alimentar reavaliado ao final. Avaliou-se o estado nutricional por meio do Índice de Massa Corporal para sexo e idade, e da circunferência da cintura. Comparadas as frequências de consumo antes e após a intervenção por meio do teste t de Student pareado. Resultados: Participaram da pesquisa 93 escolares (69,92%) dos quais 48 crianças (54,5%) estavam eutróficas, enquanto 36 (40,9%) apresentaram sobrepeso e obesidade. Os grupos de alimentos mais consumidos, antes e após a intervenção: bolacha e macarrão; arroz e suco de frutas. A frequência média do consumo de doces reduziu após a intervenção (0,54 para 0,24 vezes ao dia, p < 0,001), entretanto aumentou a ingestão de batata frita (0,25 para 0,65, p < 0,001), pizza e hambúrguer (0,30 para 0,46, p = 0,028). Entre as meninas, a ingestão de doces reduziu após as atividades educativas (0,58 para 0,12, p < 0,001). Conclusões: As intervenções nutricionais, apesar do curto período de tempo, foram efetivas na modificação do consumo de alguns alimentos/grupos alimentares. Os resultados reforçam a necessidade de realização de intervenções com maior frequência, e por período prolongado, para promover modificações efetivas no consumo alimentar.

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Publicado

2012-01-19

Cómo citar

Anzolin, C., Ouriques, C. M., Höfelmann, D. A., & Mezadri, T. (2012). Intervenções nutricionais em escolares - doi: 10.5020/18061230.2010.p297. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 23(4), 297–306. https://doi.org/10.5020/2030

Número

Sección

artículos originales