Validación de videos educativos que versan sobre incontinencia urinaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325

Palabras clave:

Incontinencia Urinaria, Película y video educativos, Educación saludable, Especialidad de fisioterapia, Salud de la mujer

Resumen

Objetivo: Desarrollar y validar videos educativos en el campo de la Atención a la Salud de la Mujer, sobre incontinencia urinaria, condición y tratamiento. Métodos: Se trata de uma investigación de acción realizada entre noviembre de 2020 y febrero de 2021, com participación de cuatro fisioterapeutas experimentados, supervisados por un especialista em Salud de la Mujer. El proceso fue dividido en cuatro etapas: revisión de literatura; producción de contenido; validación de los videos (evaluación de contenido, lenguaje, ilustraciones y aspectos generales), y accesibilidad y publicidad (inclusión de leyendas en inglés y traducción para libras). Resultados: Después de la búsqueda bibliográfica para crear contenido basado en artículos de alta calidad metodológica, fueron desarrollados tres guiones diferentes para videos y estos fueron evaluados por especialistas y público objeto. Después de ajustes, los mismos profesionales y público objeto evaluaron el contenido final de los videos, siendo que el índice de validad de contenido y la validad de la población objeto fueron de >0,80 para la mayoría de los elementos. La concordancia de la evaluación realizada por la población objeto fue superior a 90% y la mayoría de los elementos obtuvo 100% de concordancia realizada por mujeres continentes e incontinentes. Después de ajustes, los videos fueron publicados en YouTube, con contenidos accesibles y basados en evidencias científicas. Conclusión: Los videos publicados son válidos de acuerdo con la evaluación realizada por especialistas y público objeto, indicando que el contenido es adecuado para ser utilizado como estrategia de educación en salud para mujeres con incontinencia   urinaria.

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Biografía del autor/a

Jordana Barbosa da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Paraná em 2017, com o prêmio "Padre Jesus Santiago Moure" devido maior índice de rendimento acadêmico da Turma de 2017 do curso de Bacharel em Fisioterapia. Mestre em Fisioterapia (2020) pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Fisioterapia (2023) pela mesma instituição, tendo sido membro do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU). Durante o Doutorado, realizou intercâmbio de 13 meses na Hochschule Osnabrück (Alemanha), sob financiamento do Programa Print/Capes. É especializada em Fisioterapia em Saúde da Mulher desde 2021 após concluir o curso de especialização ofertado pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é docente associada da Universidade Federal do Paraná. É membro do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) e S-TEAMlab (STrengthening Evidence-based Physiotherapy And Musculoskeletal care). 

Juliana Falcão Padilha, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, Amapá, Brasil

Fisioterapeuta formada pela Universidade Franciscana (UFN). Especializada em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especializada em Reabilitação Físico-Motora pela UFSM, Especializada em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo COFFITO. Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora Adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Ênfase de atuação e pesquisa na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. 

Ana Paula Rodrigues Rocha, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Especialista pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia na área: Fisioterapia Aplicada a UroGinecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Presidente Prudente/SP. Graduada e mestre em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente participa do laboratório de pesquisa em Saúde da Mulher da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Michele Elisabete Rúbio Além, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Pós Doutorado em Fisioterapia/UFSCar (2021). Doutorado em Tocoginecologia/Ciências Biomédicas(2005), mestrado em Engenharia de Produção/Ergonomia(2002). Especialista em Saúde da Mulher (2020). Especialista em Fisioterapia do Trabalho (2013). Pós graduação em Acupuntura(2003). Graduação em Fisioterapia (1997), Professora Substituta no Departamento de Fisioterapia (áreas de Fisioterapia Geral e Reumatológica, Cinesiologia e Cinesioterapia (2022- Atual) Professora do Curso de Especialização em Saúde da Mulher da UFSCar (2017 -2021) Diretora Cientifica da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (2009-2011) e Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (2010-2014) Professora substituta no Departamento de Fisioterapia da UFSCar (2017/18) atuando nas áreas de Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas e Saúde da Mulher. Atuou 15 anos como Responsável pela Área de Saúde Ocupacional e Ergonomia de uma multinacional de grande porte. Possui experiência na área de Reabilitação Pós-Cirurgias Oncológicas através de cinesioterapia, DLM e acupuntura; tendo publicado um Manual de Orientações para mulheres pós cirurgias por câncer de mama. Possui diversos artigos publicados em Revistas nacionais e internacionais. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Parecerista Ad Hoc FACEPE e Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Patricia Driusso, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1997), Mestrado em Fisioterapia, UFSCar (2000) e Doutorado em Ciências Fisiológicas, UFSCar (2003). Docente Titular do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (nível mestrado e doutorado - CAPES 7), UFSCar. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia na Saúde da Mulher (LAMU) (10/2007 - atual). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFSCar (03/2019 - 04/2021). Especialista em Fisioterapia em Saúde da Mulher (COFFITO/ABRAFISM). Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher/ ABRAFISM (gestão 2014-2017). Membro do Comitê Científico ABRAFISM (2018 - atual). Pós-Doc em Ginecologia e Obstetrícia, USP - Ribeirão Preto (08/2015 - 07/2016), Professor Visitante Sênior Western Michigan University, Estados Unidos (10/2021 - 08/2022). Linha de Pesquisa: Fisioterapia na Saúde da Mulher, com ênfase em ensaio clinico aleatorizado, avaliação econômica em saúde e revisão sistemática. 

Publicado

2024-08-08

Cómo citar

Silva, J. B. da, Padilha, J. F., Rocha, A. P. R., Além, M. E. R., & Driusso, P. (2024). Validación de videos educativos que versan sobre incontinencia urinaria. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 37, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325

Número

Sección

artículos originales