Validation of educational videos on urinary incontinence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325

Keywords:

Urinary Incontinence, Instructional Films and Videos, Health Education, Physiotherapy Specialty, Women’s Health

Abstract

Objective: To develop and validate educational videos in the field of Women’s Health Care, focusing on urinary incontinence, its condition, and treatment. Methods: This is an action research conducted between November 2020 and February 2021, involving four experienced physiotherapists under the supervision of a specialist in Women’s Health Care. The process was divided into four stages: (1) literature review, (2) content production, (3) video validation (assessment of content, language, illustrations, and general aspects, with a cut-off score of 0.78), and (4) accessibility and dissemination (including subtitles in English and translation into Brazilian
Sign Language [LIBRAS]). Results: After conducting a bibliographic review to create content based on high-quality methodological
articles, three different scripts were developed for the videos. These scripts were evaluated by both experts and the target audience. Following adjustments, the same professionals and the target audience reassessed the final video content in the third stage. The content validity index and the target population validity were both greater than 0.80 for most items in all educational videos. The target audience’s evaluation agreement was above 90%, and most items received 100% agreement in evaluations conducted by both continent and incontinent women. After final adjustments, the videos were published on YouTube, featuring accessible content based on scientific evidence. Conclusion: The three videos published on the YouTube channel were validated by experts and the target audience, indicating that the content is appropriate for use as a health education strategy for women with urinary incontinence.

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Author Biographies

Jordana Barbosa da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Paraná em 2017, com o prêmio "Padre Jesus Santiago Moure" devido maior índice de rendimento acadêmico da Turma de 2017 do curso de Bacharel em Fisioterapia. Mestre em Fisioterapia (2020) pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Fisioterapia (2023) pela mesma instituição, tendo sido membro do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU). Durante o Doutorado, realizou intercâmbio de 13 meses na Hochschule Osnabrück (Alemanha), sob financiamento do Programa Print/Capes. É especializada em Fisioterapia em Saúde da Mulher desde 2021 após concluir o curso de especialização ofertado pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é docente associada da Universidade Federal do Paraná. É membro do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) e S-TEAMlab (STrengthening Evidence-based Physiotherapy And Musculoskeletal care). 

Juliana Falcão Padilha, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, Amapá, Brasil

Fisioterapeuta formada pela Universidade Franciscana (UFN). Especializada em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especializada em Reabilitação Físico-Motora pela UFSM, Especializada em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo COFFITO. Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora Adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Ênfase de atuação e pesquisa na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. 

Ana Paula Rodrigues Rocha, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Especialista pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia na área: Fisioterapia Aplicada a UroGinecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Presidente Prudente/SP. Graduada e mestre em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente participa do laboratório de pesquisa em Saúde da Mulher da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Michele Elisabete Rúbio Além, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Pós Doutorado em Fisioterapia/UFSCar (2021). Doutorado em Tocoginecologia/Ciências Biomédicas(2005), mestrado em Engenharia de Produção/Ergonomia(2002). Especialista em Saúde da Mulher (2020). Especialista em Fisioterapia do Trabalho (2013). Pós graduação em Acupuntura(2003). Graduação em Fisioterapia (1997), Professora Substituta no Departamento de Fisioterapia (áreas de Fisioterapia Geral e Reumatológica, Cinesiologia e Cinesioterapia (2022- Atual) Professora do Curso de Especialização em Saúde da Mulher da UFSCar (2017 -2021) Diretora Cientifica da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (2009-2011) e Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (2010-2014) Professora substituta no Departamento de Fisioterapia da UFSCar (2017/18) atuando nas áreas de Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas e Saúde da Mulher. Atuou 15 anos como Responsável pela Área de Saúde Ocupacional e Ergonomia de uma multinacional de grande porte. Possui experiência na área de Reabilitação Pós-Cirurgias Oncológicas através de cinesioterapia, DLM e acupuntura; tendo publicado um Manual de Orientações para mulheres pós cirurgias por câncer de mama. Possui diversos artigos publicados em Revistas nacionais e internacionais. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Parecerista Ad Hoc FACEPE e Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Patricia Driusso, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1997), Mestrado em Fisioterapia, UFSCar (2000) e Doutorado em Ciências Fisiológicas, UFSCar (2003). Docente Titular do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (nível mestrado e doutorado - CAPES 7), UFSCar. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia na Saúde da Mulher (LAMU) (10/2007 - atual). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFSCar (03/2019 - 04/2021). Especialista em Fisioterapia em Saúde da Mulher (COFFITO/ABRAFISM). Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher/ ABRAFISM (gestão 2014-2017). Membro do Comitê Científico ABRAFISM (2018 - atual). Pós-Doc em Ginecologia e Obstetrícia, USP - Ribeirão Preto (08/2015 - 07/2016), Professor Visitante Sênior Western Michigan University, Estados Unidos (10/2021 - 08/2022). Linha de Pesquisa: Fisioterapia na Saúde da Mulher, com ênfase em ensaio clinico aleatorizado, avaliação econômica em saúde e revisão sistemática. 

Published

2024-08-08

How to Cite

Silva, J. B. da, Padilha, J. F., Rocha, A. P. R., Além, M. E. R., & Driusso, P. (2024). Validation of educational videos on urinary incontinence. Brazilian Journal in Health Promotion, 37, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325

Issue

Section

Original Articles