Cartilha educativa para promoção da saúde entre mulheres com dismenorreia primária
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2021.11471Palabras clave:
Promoção da Saúde,Resumen
Objetivo: descrever a construção e validação de uma cartilha educativa para mulheres com Dismenorreia Primária. Métodos: trata-se de um estudo transversal realizado em três fases: levantamento bibliográfico, construção e validação do material educativo. A validação foi realizada por dez profissionais da área de saúde e por vinte e duas mulheres com Dismenorreia Primária. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80 para a validação de conteúdo de cada item do instrumento de avaliação e a concordância mínima de 75% entre as respostas positivas para validação da apresentação e legibilidade da cartilha. Resultados: o material educativo apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,90 pelos profissionais da saúde e nível de concordância de 95,4% entre o público alvo. Para a versão final, modificações foram realizadas conforme os comentários e sugestões propostas para o aperfeiçoamento do material educativo. Conclusão: a cartilha “Cólica Menstrual (Dismenorreia Primária): Promoção e Educação em Fisioterapia na Saúde da Mulher” foi validada, e espera-se que seja utilizada para o tratamento não farmacológico de mulheres acometidas pela Dismenorreia Primária.Descargas
Citas
Iacovides S, Avidon I, Baker FB. What we know about Primary Dysmenorrhea: a critical review. Human Reproduction Update. [Internet]. 2015 [acesso em 2020 Fev 07];0(0)1-17. Disponível em: https://doi.org/10.1093/humupd/dmv039
Machado AFP, Perracini MR, de Morais ACS, Silva BO, Driusso P, Liebano RE. Microwave diathermy and transcutaneous electrical nerve stimulation effects in primary dysmenorrhea: clinical trial protocol. Pain Manag. [Internet]. 2017 [acesso em 2020 Fev 07]; 7(5):359-66. Disponível em: https://doi.org/10.2217/pmt-2017-0021
Burnett M, Lemyre M. No. 345-Primary dysmenorrhea consensus guideline. J Obstet Gynaecol Canada. [Internet]. 2017 [acesso em 2020 Fev 21];39(7):585–95. Disponível em:
Dawood MY. Primary dysmenorrhea: advances in pathogenesis and management. Obstet Gynecol. [Internet] 2006 [acesso em 2020 Mar 18]; 108(2):428–41. Disponível em: https://www.nursingcenter.com/upload/static/700646/Primary%20Dysmenorrhea.pdf
Khan KS, Champaneria R, Latthe PM. How effective are non-drug, non-surgical treatments for primary dysmenorrhoea? BMJ. [Internet]. 2012 [acesso em 2020 Fev 17]; 344(7858):1-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22586231/
Tossin BR, Souto VT, Terra MG, Siqueira DF, Mello AL, Silva AA. As práticas educativas e o autocuidado: evidências na produção científica da enfermagem. Rev Min Enferm. [Internet]. 2016 [acesso em Abr 1]; 20:e940. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20160010
Sousa GF, de Oliveira KDP, de Queiroz SMD. Educação em saúde como estratégia para a adesão ao autocuidado e às práticas de saúde em uma unidade de saúde da família. Rev Med (São Paulo). [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Abr 02]; 98(1):30-9. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p30-39
Demir F, Ozsaker E, Ilce AO. The quality and suitability of written educational materials for patients. Journal of Clinical Nursing. [Internet]. 2008 [acesso em 2020 Maio 13]; 17(2)259-65. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18171395/
Paiva APRC, Vargas EP. Material Educativo e seu público: um panorama a partir da literatura sobre o tema. Revista Práxis. [Internet] 2017 [acesso em 2020 Jan 19]; v. 9, n. 18. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/769
da Luz, ZMP, Pimenta DN, Rabello A, Schall V. Evaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materials. Cad Saúde Pública. [Internet]. 2003 [acesso em 2020 Maio 13]; 19(2):561-9. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000200023
Coluci MZO, Alexandre NMC, Milani D. Construction of measurement instruments in the area of health. Cienc e Saude Coletiva. [Internet]. 2015 [acesso em 2020 Jan 29];20(3):925-36. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232015000300925&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critical and recommendations. Res Nurs Health. [Internet]. 2006 [acesso em 2020 Maio 15]; 29(5):489-97. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16977646/
Lynn MR. Determination and quantification of content validity. Journal of Experimental Psychology. [Internet] 1986 [acesso em 2020 Jun 02]; 382-6. Disponível em: https://doi.org/10.1097/00006199-198611000-00017
Lima ACC, Bezerra KC, Souza DMN, Rocha JF, Oriá MOB. Development and validation of a booklet for prevention of vertical HIV transmission. Acta Paul Enferm. [Internet] 2017 [acesso em 2020 Jun 02]; 30(2):181-9. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010321002017000200181&script=sci_arttext&tlng=en
Matos DAS. Confiabilidade e concordância entre juízes: aplicações na área educacional. Est. Aval. Educ. [Internet] 2014 [acesso em 2020 Jun 03];25(59):298-324. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1947/1947.pdf
Fall M et al. EAU guidelines on chronic pelvic pain. Eur Urol. [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Jun 07]; 46(6):681-9. Disponível em: https://uroweb.org/guideline/chronic-pelvic-pain/
Gomes LB, Merhy EE. The popular education and the health care: a study from the work of Eymard Mourão Vasconcelos. Interface Commun Heal Educ. [Internet] 2014 [acesso em 2020 Jun 07]; 18(2):1427-40. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000601427&script=sci_arttext
Echer IC. The development of handbooks of health care guidelines. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet]. 2005 [acesso em 2020 Jun 08]; 13(5):754-7. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022
Gonçalves MS et al. Development and validation of an educational booklet for health eating promotion among diabetic patients. Rev Bras Promoç Saúde. [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Maio 21]; 32:7781. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/viewFile/7781/pdf_1
Moura IH, Silva AFR, Rocha AESH, Lima LHO, Moreira TMM, Silva ARV. Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet] 2017 [acessado em 2020 Maio 20]; 25:e2934. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692017000100383&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Currie K, Spink J, Rajendran M. Well-Written health information: a guide. 1st ed. Department of Human Services, Victoria. Australia: Melbourne; [Internet]. 2000 [acesso em 2020 Jul 06]. Disponível em: http://www.health.vic.gov.au/consumer/dhs1074.pdf
Hoffman T, Worral L. Designing effective written health education materials: considerations for health professionals. Disabil Rehabil. [Internet]. 2014 [acesso em 2020 Jul 15];26(19):1166-73. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15371031/
Sena JF, Silva IP, Lucena SKP, Oliveira ACS, Costa IKF. Validation of educational material for the care of people with intestinal stoma. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jul 04]; 28: e3269. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100328