Perception teachers on the comprehensiveness in Primary Health Care in The teaching-learning process
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p148Keywords:
Primary Health Care, Comprehensiveness in Healthcare, Healthcare Education, Healthcare Management, Comprehensive Health.Abstract
Objective: The present research analyzed the comprehensiveness awareness from the professors of medicine’s and nursing professors’ perspective involved with Primary Health Care (PHC). Methods: A qualitative case study approach was used in the research, approved by the Human Research Ethics Committee of the Faculty of Medicine of Marília. The research participants were eight professors with whom an interview was made, being data interpreted subsequently by the Thematic Content Analysis tool. Results: Three analytical categories emerged: at the Professional Practice Unit (PPU) comprehensiveness is carried out with the care of individuals, families and communities, reflected by the healthcare team; issues formulating problematic matter to develop comprehensiveness at PPU and focus on disease. Conclusion: We long for a teaching/learning process that regards care in the comprehensiveness’ perspective.Downloads
References
Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 20 set 1990; Seção 1:18055.
Organização Pan-Americana da Saúde. “Sistemas de saúde com base na atenção primária: Estratégia para o desenvolvimento de equipes de atenção primária em saúde (APS)”. Washington (DC): OPAS; 2009.
Brasil. Presidência da Republica. Constituição: Republica Federativa do Brasil 1988. Brasília (DF): Centro Gráfico do Senado Federal; 1988
Brasil. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990: Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 30 dez 1990. [citado 21 jan 2015]. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm
Brasil. Presidência da República. Lei n. 9.394 de 24 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 23 dez 1996; Seção 1: 27833
Brasil. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 4, de 7 novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 9 nov 2001; Seção 1:38.
Silva RCF, Barreto VHL, Vasconcelos EMR. Análise da capacidade de aliar ações padronizadas e singulares na APS. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):13-9.
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis (Rio J). 2004;14(1):41-65.
Mello GA, Mattos ATR, Souto BGA, Fontanella BJB, Demarzo MMP. Médicos de família: ser ou não ser? Dilemas envolvidos na escolha desta carreira. Rev Bras Educ Méd. 2009;33(3):475-82.
Saldanha OMFL, Pereira ALB, Medeiros CRG, Dhein G, Koetz LCE, Schwertner SF, Ceccim RB. Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço. Interface Comum Saúde Educ. 2014:18(Supl 1):1053-62.
Carvalho SOB, Duarte LR, Guerrero JMA. Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem. Trab Educ Saúde. 2015;13(1):123-44.
Gomes TLCS, Higa EDFR, Passos AHR, Otani MAP, Souto BGA. Compreensão da integralidade sob a perspectiva de docentes inseridos na atenção primária à saúde. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Saúde [Internet]. 2016; Volume2:[10 p.]. Available from:http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/777/764.
São José do Rio Preto (SP). Prefeitura de São José do Rio Preto. Secretaria de Saúde. Departamento de Planejamento. Gerência de Educação em Saúde. Documento orientador das práticas de integração ensino serviço e comunidade no município de São José do Rio Preto - SP [Internet]. São José do Rio Preto (SP); 2014. [citado em 25 out 2016]. Disponível em:http://gestao.saude.riopreto.sp.gov.br/transparencia/arqu/iesc/manual_orientador.pdf
Ricardo MPF, Marin MJS, Otani MAP, Marin MS. Estudante de medicina na Estratégia Saúde da Família em séries iniciais: percepção dos egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014;48(Esp 2):178-83.
Adler MS, Gallian DMC Formação médica e serviço único de saúde: propostas e práticas descritas na literatura especializada Rev Bras Educ Med. 2014;38(3):388-96.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 23 jun 2014. [citado em 13 fev 2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15874&Itemid=
Demarzo MMP, Almeida RCC, Marins JJN, Trindade TG, Anderson MIP, Stein AT, et al. Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2011;6(19):145-50.
Hafner MLMB, Moraes MAA, Marvulo MML, Braccialli LAD, Carvalho MHR, Gomes R. A formação médica e a clínica ampliada: resultados de uma experiência brasileira. Cienc Saúde Coletiva. 2010;15(Supl 1):1715-24.
Faculdade de Medicina de Marília. Caderno de avaliação: cursos de medicina e enfermagem. Marília (SP): Faculdade de Medicina de Marília; 2015.
Faculdade de Medicina de Marília. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. Marília (SP): Faculdade de Medicina de Marília; 2014.
Denzin NK, Lincohn YS. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre (RS): Artmed; 2006.
Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª ed. Porto Alegre (RS): Bookman; 2005.
Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo (SP): Edições 70, 2012.
Mercado-Martínez FJ. O processo de análise qualitativa dos dados na investigação sobre serviços de saúde. In: Bosi MLM, Mercado-Martínez FJ, organizadores. Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. 2ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2009.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012 Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 13 jun 2013; Seção 1:59.
Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, Druzian S, Ilias M. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem Rev Bras Educ Méd. 2010;34(1):13-20.
Higa EFR, Hafner MLMB, Tonhom SFR, Taipeiro EF, Moreira HM, Guimarães APC, Pinheiro OL. Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica. Rev Bras Educ Méd. 2013;37(1):52-9.
Soares DG, Pinheiro MCX, Queiroz DM, Soares DG. Implantação da puericultura e desafios do cuidado na estratégia saúde da família em um município do Estado do Ceará. Rev Bras Promoç Saúde. 2016;29(1):132-8.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 2013.
Pinto AAM, Marin MJS, Tonhom SFR, Ferreira MLSM. Métodos de ensino na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Educação [Internet]. 2016; Volume1:[10 p.]. Available from: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/693
Higa EFR, Taipeiro EF, Carvalho MHR, Aguiar-da-Silva RH, Tonhom SFR, Hafner MFBM. Avaliação do processo pedagógico em metodologia de aprendizagem ativa. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Educação [Internet]. 2016; Volume1:[9 p.]. Available from: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/610
Cunha GT. A Construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo (SP): Hucitec; 2005.
Ferreira Neto JL, Kind L, Barros JS, Azevedo NS, Abrantes TM. Apontamentos sobre promoção da saúde e biopoder. Saúde Soc. 2009;18(3):456-66.
Junges JR. Direito à saúde, biopoder e bioética. Interface [Internet]. 2009, 13(29): 285-95 [citado em 25 out 2016]. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200004&lng=en
Silva RD, Catrib AMF, Collares PMC, Cunha ST. Mais que educar...ações promotoras de saúde e ambientes saudáveis na percepção do professor da escola pública. Rev Bras Promoç Saúde. 2011;24(1):63-72.