Ensino em saúde sobre os cuidados com o neonato: estratégia de promoção da saúde com gestantes

Autores

  • Karla Maria Carneiro Rolim Universidade de Fortaleza
  • Antônia do Carmo Soares Campos 4 saberes Cursos de Especialização e qualificação
  • Mirna Albuquerque Frota Universidade de Fortaleza
  • Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Rochelle da Costa Cavalcante Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC
  • Janaína Fernandes Cavalcante Art Médica Comércio e Representação de Produtos Hospitalares LTDA
  • Fernanda Jorge Magalhães Universidade de Fortaleza
  • Juliana de Oliveira Dantas Universidade de Fortaleza
  • Carlon Washington Pinheiro Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p51

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Gestantes, Recém-nascido, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento prévio de gestantes acerca dos cuidados com o neonato. Métodos: Optou-se por um método de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 10 gestantes, em uma Organização não governamental, em Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista semi-estruturada com questões sobre os cuidados primários aos neonatos. Resultados: Na análise das falas emergiram os assuntos mais geradores de dúvidas a respeito dos cuidados primários ao neonato, sendo realizado atividades de ensino em saúde esclarecendo tais práticas. Conclusão: Pode-se observar que o conhecimento prévio das mulheres grávidas acerca dos cuidados com o neonato eram empíricos e apresentavam limitações. Assim, as atividades de ensino em saúde propiciaram um momento de discussão e de esclarecimento de dúvidas.

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Biografia do Autor

Karla Maria Carneiro Rolim, Universidade de Fortaleza

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSC. Coordenadora do Mestrado Tecnologia e Inovação em Enfermagem – MPTIE

Antônia do Carmo Soares Campos, 4 saberes Cursos de Especialização e qualificação

Coordenação do Ciclo Monografias do Curso de Especialização e Qualificação dos 4saberes

Mirna Albuquerque Frota, Universidade de Fortaleza

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade de Fortaleza

Rochelle da Costa Cavalcante, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC

Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestre em Saúde Coletiva na Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Trabalhou como Enfermeira Assistencial no Hospital Geral de Fortaleza - HGF, pela Cooperativa dos Trabalhadores e Profissionais de Saúde do Estado do Ceará - Coosaúde. Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Professora EMI do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC.

Janaína Fernandes Cavalcante, Art Médica Comércio e Representação de Produtos Hospitalares LTDA

Enfermeira, Graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, no segundo semestre de 2011. Especializanda em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza - FAMETRO. Membro efetivo do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida do Binômio mãe-filho, UNIFOR/CNPq. Pesquisadora Bolsista do Programa Aluno Voluntário de Iniciação Cientifica (PAVIC/UNIFOR)

Fernanda Jorge Magalhães, Universidade de Fortaleza

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza

Juliana de Oliveira Dantas, Universidade de Fortaleza

Pós graduanda em Enfermagem Cardiovascular e Hemodinâmica pela Universidade do Ceará - UECE. Membro do Grupo Núcleo de Pesquisa Tecnologias do Cuidado Materno Infantil (UNIFOR/CNPq). Monitora institucional da disciplina Fisiologia Humana - UNIFOR (2012.1-2012.2). Monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem - UNIFOR (2013).

Carlon Washington Pinheiro, Universidade de Fortaleza

Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPQ), do Núcleo de Pesquisa Tecnologia no Cuidado Materno Infantil (NUPESTECMI) (CNPQ/UNIFOR)

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Rolim, K. M. C., Campos, A. do C. S., Frota, M. A., Fernandes, H. I. V. M., Cavalcante, R. da C., Cavalcante, J. F., Magalhães, F. J., Dantas, J. de O., & Pinheiro, C. W. (2017). Ensino em saúde sobre os cuidados com o neonato: estratégia de promoção da saúde com gestantes. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29, 51–57. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p51