Affectivity and health promotion at school: the construction of meanings by the teacher

Authors

  • Maxmiria Holanda Batista UNIFOR
  • Tereza Glaucia Rocha Matos UNIFOR
  • Valentin Gavidia Universidade de Valencia
  • Regina Heloisa Maciel UNIFOR
  • Ana MAria Fontenelle Catrib UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p390

Keywords:

Affect, Health Promotion, Health Education, Faculty, School.

Abstract

Objective: To understand affectivity and health promotion at school through the construction of meanings by the teachers. Methods: The present exploratory and descriptive study was conducted based on a qualitative approach using affective maps and semi-structured interviews as tools for data collection. Affective maps transcend the duality between cognition, affect and spatial representations because, within this context, any environment can be seen as an emotional territory. The interviews aimed to investigate which health promoting actions each teacher has participated in, their perceptions regarding them, which affects emerge when carrying out the actions suggested by the school and how they perceive their participation in such actions. Results: Data from the affective maps showed several and revelatory feelings among teachers when talking about their relationship with the school, including friendship, companionship and union. These feelings are considered important to help the school be seen as a pleasurable space. However, there are evident conflicts in the relationship between teachers and the health undergraduate students who are responsible for carrying out the health promotion actions at the school. They do not take into consideration the teacher and the school community, which gives rise to feelings of exclusion and undervaluation. Conclusion: Pleasure feelings about the school environment are not enough for making teachers participate in health promoting actions due to the decontextualized manner they have been carried out. This represented an obstacle to teachers’ participation. We conclude this study advocating in favor of a better discussion of the teachers’ role in health promoting actions at the school.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maxmiria Holanda Batista, UNIFOR

Possui graduação em Psicologia (2005) e Mestrado Saúde Coletiva (2011) pela Universidade de Fortaleza. É Doutoranda em Saúde Coletiva pela Associação Ampla UECE,UFC e UNIFOR. É professora do Curso de Graduação em Psicologia da UNIFOR. Foi bolsista CNPQ e atualmente é participante do Observatório de Promoção da Saúde nos Espaços Institucionais do Doutorado em Saúde Coletiva da UNIFOR com foco em pesquisas que envolvem interdisciplinariedade entre os campos da saúde,educação e psicologia.

Tereza Glaucia Rocha Matos, UNIFOR

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985) e doutorado em Psicologia - Universidad de Barcelona (2004). Leciona na graduacao e no Programa de Pós-Graduacao em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Atua na área de Psicologia Social e do Trabalho. Participa do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho - LET. Os estudos estao direcionados para a producao da subjetividade, trabalho, escolha profissional, identidade, carreira e saúde.

Valentin Gavidia, Universidade de Valencia

Professor Catedrático do Departamento de Ciencias Experimetais e Sociais da Universidade de VAencian com pesquisas relacionadas a educação e saúde.

Regina Heloisa Maciel, UNIFOR

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Applied Psychology Ergonomics - University Of Wales Institute Of Science And Techonology (1981) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente coordena o Núcleo de Estudos sobre o Trabalho e o Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (LET) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR. Faz parte da Rede Observatório em Recursos Humanos, estação Ceará (ROREHS-CE) e colabora em pesquisas do Núcleo TRAMAS da Universidade Federal do Ceará e do Núcleo TRECOS da Universidade Estadual do Ceará. Editora a Revista Subjetividades (antiga Mal-estar e Subjetividade). Assessora o Sindicato dos Funcionários Públicos do Estado do Ceará e o Sindicato dos Empregados em Instituições Bancárias do Ceará. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, condições de trabalho, saúde do trabalhador, assédio moral no trabalho e burnout.

Ana MAria Fontenelle Catrib, UNIFOR

Possui pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP(2010), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1997), especialização em Administração Universitária pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1993), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1989) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR (1978). Atualmente é avaliadora para supervisão do MEC, avaliadora institucional e de curso de graduação do INEP-MEC, líder de grupo de pesquisa no CNPq, revisora de periódicos nacionais e internacionais indexados e PQ-CNPq. Na Universidade de Fortaleza é professora titular do Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva e coordenadora do Observatório de Avaliação. Tem experiência nas áreas de Educação e de Saúde Coletiva, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação em saúde, promoção da saúde e ambientes educacionais saudáveis.

References

World Health Organization. The Bangkok Charter for Health Promotion in a globalized world. in: milestones in health promotion statements from global conferences. Geneva: WHO; 2009. p. 24-28.

Marinho JCB, Silva JAS. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares. Ensino Saúde Ambiente. 2013;6(3):21-38.

Salci AM, Macenno P, Rozza GS. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto & Contexto Enferm. 2013;22(1):224-30

Falcón M, Luna A. Alfabetización en salud: concepto y dimensiones. Rev Comunicación y Salud. 2012;2(2):91-8.

Camargo-Ramos CM, Pinzón-Villate GY. La promoción de la salud en la primera infancia: evolución del concepto y su aplicación en el contexto internacional y nacional. Rev Fac Med (Bogotá). 2012;60(Supl 1):62-74.

Builes BMM, Arango CPM, Carmona NDM. Outra Mirada a la escuela: transformacion necessária para el siglo XXI. Rev Colombiana Ciencias Sociales. 2015;6(1):136-57.

World Health Organization. What is the evidence on school health promotion in improved health or preventing disease and, specifically, what is effectiveness of the health promotion schools approach?[Internet]. Copenhagen; 2006 [citado en 2015 Feb 11]. Disponible en: http://www.euro.who.int/__data/assets/ pdf_file/0007/74653/E88185.pdf

Afonso CMC, Tavares MFL, Luiza VL. Escolas promotoras de saúde na America Latina: uma revisão do período 1996-2009. Rev Bras Promoç Saúde. 2013;26(1):116-26.

International Union for Health Promotion and Education. Promover la Salud en la escuela: de la evidencia a la acción. Saint-Denis; 2013. [citado en 2015 Feb 11] Disponible en: http://www.iuhpe.org/images/PUBLICATIONS/THEMATIC/HPS/ Evidence-Action_SP.pdf

Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19(3):847-52.

Silva RD, Catrib AMF, Collares PMC, Cunha SMT. Mais que educar... ações promotoras de saúde e ambientes saudáveis na percepção do professor de escola pública. Rev Bras Promoç Saúde. 2011;24(1):63-72.

Sawaia BB, Silva DNH. Pelo reencantamento da Psicologia: uma busca da positividade epistemológica da imaginação e da emoção no desenvolvimento humano. Cad CEDES (UNICAMP).2015;35:343-60.

Sawaia BB. Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicol Soc. 2009;21(3):364-72.

Lane STM. A mediação do emocional na constituição do Psiquismo. In: Lane STM, Sawaia BBS, organizadores. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense: EDUC; 1994. p. 55-63.

Damásio A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras; 2012.

Bomfim ZAC, Nobre BHL, Ferreira TLM, Araújo LMA, Martins AKS, Alencar HF, et al. Affective maps-validating a dialogue between qualitative and quantitative methods. In: Mira RG, Dumitru A. Urban Sustainability Innovative Spaces, Vulnerabilities and Oportunites. Coruña: Deputación de A Coruña, 2014.p. 131-147.

Bomfim ZAC. Cidade e afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza: Edições UFC; 2010.

Bertini FMA, Bomfim ZAC. Afetos de idosos em intervenções urbanas no centro de Fortaleza/CE. Rev FSA. 2013;10(2):302-26. 19. Furlani DD, Bomfim ZAC. Jovens de ambiente rural e urbano e sua relação com projetos de vida. In: Leite JF, Dimenstein M. Psicologia e contextos rurais. Natal: UFRN; 2013. p. 117-42.

Bomfim ZAC, Alencar HF, Santos SW, Silveira SS. Estima de lugar e indicadores afetivos: aportes da psicologia ambiental e social para a compreensão da vulnerabilidade social juvenil em Fortaleza. In: Colaço VFR, Cordeiro ACF. Adolescência e juventude: conhecer para proteger. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2013. p. 317-41.

Campos CB, Santos AC, Sarriera J, Bomfim ZAC Fredizi B. Percepción de la naturaleza por niños de contextos urbano y costero: un análisis de dibujos y palabras clave. Rev Latinoamericana Medicina Conductual. 2014;4(1):3-40.

Ponte AQ. Afetividade de idosos de vida religiosa consagrada e a moradia na casa de saúde: projetos de vida e processo de estabilização residência [dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2010.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.

Mourão AT, Cavalcante S. O processo de construção do lugar e da identidade dos moradores de uma cidade reinventada. Estud Psicol (Natal). 2006;11(2):143-51.

Pol E. La apropiación del espacio. In: Iñiguez L, Pol E, organizadores. Cognición, representación y apropiación del espacio. Barcelona: Universitat de Barcelona; 1996. p. 1-49.

Czeresnia D, Maciel EMGS, Oviedo RAM. Os sentidos da saúde e da doença. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2013.

Mont’Alverne DGB, Catrib AMF. Promoção da saúde e as escolas: como avançar. Rev Bras Promoç Saúde. 2014;26(3):307-8.

Francisco RS, Pilar RV, Carmen MR, Mariano HG. Análisis del modelo salutogénico en españa: aplicación en salud pública e implicaciones para el modelo de activos en salud. Rev Esp Salud Pública.2011;85(2):129-39.

Published

2016-09-30

How to Cite

Batista, M. H., Matos, T. G. R., Gavidia, V., Maciel, R. H., & Catrib, A. M. F. (2016). Affectivity and health promotion at school: the construction of meanings by the teacher. Brazilian Journal in Health Promotion, 29(3), 390–398. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p390

Issue

Section

Original Articles