Implementação de um painel de indicadores on-line para segurança do paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2019.9788

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Gestão da Qualidade, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Assistência Hospitalar, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: Apresentar o processo de implementação de um painel de indicadores de segurança do paciente (PISP) para benchmarking em uma rede de hospitais universitários federais (HUF) brasileiros administrados por uma empresa pública. Síntese dos dados: Descrição de experiência de criação de ferramenta eletrônica, responsável pela temática segurança do paciente, ocorrida entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018. A construção do PISP seguiu as seguintes etapas: definição de 62 indicadores de saúde; apresentação, qualificação e uniformização dos dados a serem coletados; cadastro dos responsáveis dos HUF na plataforma web; e alimentação do sistema, com a inserção dos dados pelos 39 HUF. A implantação do PISP priorizou 23 indicadores utilizados por instituições acreditadoras e recomendados por documentos nacionais, distribuídos entre indicadores de processo (13%) e de resultado (87%). Os resultados foram o envolvimento dos 39 HUF, a troca de experiências, o compartilhamento de informações e a institucionalização do Programa Gestão à Vista, que oportuniza o monitoramento contínuo desses indicadores na instituição para o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde. A experiência trouxe imenso aprendizado, proporcionando aos envolvidos desenvolver habilidades durante o processo. Destacam-se como dificuldade o processo de implantação de uma cultura de avaliação contínua e como facilidade a disponibilidade dos atores envolvidos na adesão dessa proposta. Conclusão: O painel de indicadores de segurança do paciente apresenta-se como recurso inovador no monitoramento de processos e resultados da implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente, trazendo uma característica importante de sistemas de gestão da qualidade: transparência na gestão e divulgação de resultados.

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Biografia do Autor

Márcia Amaral Dal Sasso, Empresa Brasileira de Serviços hospitalares- Ebserh

Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Enfermagem Hospitalar – Terapia Intensiva pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Gestão da Saúde Publica pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Helaine Carneiro Capucho, Empresa Brasileira de Serviços hospitalares- Ebserh

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, MBA em Marketing pela FUNDACE/ FEARP - USP, Especialista em Farmácia Hospitalar e em Farmácia Clínica pela SBRAFH, graduada em Farmácia e Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto, com curso de Farmácia Clínica pela Universidade de Chile.

Isaac Newton Machado Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Graduando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Estudos Epidemiológicos- LeeP.

Lorena Bezerra Carvalho, Empresa Brasileira de Serviços hospitalares- Ebserh

Possui graduação em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde, Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família.

Diego Souza Silva Almeida, Empresa Brasileira de Serviços hospitalares- Ebserh

MBA em Gestão de TI – Universidade Anhanguera Especialização em Gerenciamento de Projetos - UNIVESP Bacharel em Sistemas de Informação – Universidade Anhanguera

Grasiela Piuvezam, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Saúde Coletiva. Natal/RN, Brasil.Coordena o grupo de pesquisa do CNPq-UFRN Laboratório de Estudos Epidemiológicos (LEEp) e é Coordenadora adjunto do grupo de pesquisa do CNPq-UFRN Melhoria da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde), que atua em rede com o grupo CalidadSalud na Espanha (Universidad de Murcia) e no México (Instituto Nacional de Salud Pública).

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Sasso, M. A. D., Capucho, H. C., Bezerra, I. N. M., Carvalho, L. B., Almeida, D. S. S., & Piuvezam, G. (2019). Implementação de um painel de indicadores on-line para segurança do paciente. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 32. https://doi.org/10.5020/18061230.2019.9788

Edição

Seção

Descrição de Experiências