Fidedignidade de um questionário de comportamento sedentário em escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2018.7332

Palavras-chave:

Reprodutibilidade dos Testes, Inquéritos e Questionários, Estilo de Vida Sedentário, Estudantes.

Resumo

Objetivo: Avaliar a fidedignidade de um questionário de comportamento sedentário. Métodos: Estudo transversal realizado com 1.119 escolares, de 9 a 15 anos de idade, de sete escolas públicas de Curitiba, Paraná, Brasil, entre março e dezembro de 2015. O questionário é composto por 13 itens, divididos em cinco aspectos (tempo de tela, educacional, cultural, social e transporte), em que os participantes relatam o tempo gasto em atividades sedentárias (horas e/ou minutos) durante uma semana típica. Para a análise de fidedignidade do questionário, realizaram-se duas aplicações do questionário e o coeficiente de Correlação Intraclasse avaliou a reprodutibilidade, o diagrama de dispersão de Bland Altman, a concordância entre as duas medidas teste-reteste e o alpha de Cronbach, a consistência interna do questionário, adotando-se o nível de significância de 5%. Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse e o alpha de Cronbach apresentaram valores maiores que 0,70, sendo maiores nos dias de semana do que nos fins de semana. As duas aplicações do questionário apresentaram uma diferença média de 228,27 minutos/semana, com intervalo de confiança de 95%, de 175,86 a 280,68. O limite de concordância variou de 2.015,33 a 1.558,79 minutos/semana. Conclusão: O questionário apresentou fidedignidade satisfatória, podendo ser utilizado para mensurar o comportamento sedentário em escolares de 9 a 15 anos de escolas públicas.

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Biografia do Autor

Eliane Denise Araújo Bacil, Universidade Federal do Paraná UNIVERSIDADE POSITIVO

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1999), Especialização em Educação Física na área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Saúde Pública na área de Epidemiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Educação Física, Área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Epidemiologia da Atividade Física, Crescimento e Desenvolvimento e Medidas e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de Vida, maturação biológica, sobrepeso/obesidade, atividade física e comportamento sedentário em crianças e adolescentes escolares.

Thiago Silva Piola, Universidade Federal do Paraná CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Possui graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado), Especialização em Fisiologia do Exercício e Mestrado em Educação Física (Atividade Física e Saúde) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente cursando Doutorado em Educação Física (Atividade Física e Saúde) na Universidade Federal do Paraná. Atua como Professor de Educação Física na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Tutor e Coordenador Pedagógico do curso de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) no Claretiano Centro Universitário, Polo de Curitiba.

Priscila Iumi Watanabe, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2016).

Michael Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR, Mestre em Educação Física (UFPR), Especialista em Fisiologia do Exercício (UENP - 2008), membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde (CEAFS) , do Physical Activity and Health Promotion Lab (Iowa State University) e do Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde (UNIOESTE). Possui experiência na área de Atividade Física e Saúde com ênfase na saúde da criança e do adolescente, medidas de atividade física, avaliação, prescrição de exercícios físicos e metodologia de pesquisa.

Rosimeide Francisco Santos Legnani, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (2004). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo/RS (1998) e Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas/PR (2000). Membro do Centro de Estudos Atividade Física e Saúde (CEAFS- UFPR). Membro do GEPAFE-tec (UTFPR - Curitiba). A ênfase do trabalho está pautada em Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos de crianças e adolescentes em relação ao estilo de vida e saúde, ritmo e dança, ginástica de academia e atividade física de forma geral.

Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1978-1981); Mestrado e Doutorado (1988-1993) e Estágio Pós-Doutoral (2005) na área do Desenvolvimento Motor e Estudos dos Esportes, realizados na Universidade de Pittsburgh, EUA. Professor titular na Universidade Federal do Paraná, atuando com as disciplinas de Desenvolvimento Motor na Graduação e Metodologia da Pesquisa e Atividade Física e Saúde na Pós-Graduação "Stricto-Sensu". Com foco na infância e adolescência, orienta nas seguintes linhas de pesquisa: atividade física e fatores de risco a saúde; atividade física e comportamentos de risco a saúde; correlatos da atividade física e do comportamento sedentário

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Bacil, E. D. A., Piola, T. S., Watanabe, P. I., da Silva, M. P., Legnani, R. F. S., & Campos, W. de. (2018). Fidedignidade de um questionário de comportamento sedentário em escolares. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 31(3). https://doi.org/10.5020/18061230.2018.7332

Edição

Seção

Artigos Originais