Impacto da anamnese para o cuidado integral: visão dos estudantes portugueses

Autores

  • Márcia Oliveira Mayo Soares Faculdade de Medicina de Marília
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa Faculdade de Medicina de Marília
  • Luis Filipe Gomes Universidade do Algarve.
  • José Pedro Quitalo Marvã Universidade do Algarve - Faro
  • Ana Isabel da Fonseca Gomes Ravensburg
  • Agostinho Henrique Costinha Gonçalves Ravensburg

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p66

Palavras-chave:

Anamnese, Saúde Holística, Formação Médica.

Resumo

Objetivo: Investigar a compreensão do estudante de medicina sobre a abordagem biopsicossocial contida na anamnese e descrever como ela pode beneficiar para a prestação integral de cuidados. Métodos: Pesquisa de campo com abordagem qualitativa dos resultados, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o protocolo nº 1400/11. Participaram 32 estudantes do Curso de Medicina da Universidade do Algarve, Portugal. Os dados foram obtidos por meio das respostas a duas perguntas abertas e interpretados pela Técnica da Análise de Conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise das respostas à primeira pergunta indicou três categorias temáticas: compreensão holística da pessoa; comunicação e interação com a equipe; exercício da cidadania. Dos dados obtidos na segunda pergunta, a análise permitiu elencar cinco categorias temáticas: especialização da medicina, risco de medicalização e erro médico; adesão ao plano terapêutico; gerenciamento de recursos; diálogo e assertividade; e hábitos de vida. Conclusão: Estudantes portugueses caracterizaram sua compreensão e revelaram o foco conceitual centrado na pessoa em relação à anamnese, com abordagem biopsicossocial. Mostraram importantes contribuições para prestação integral e holística de cuidados à saúde por meio da anamnese de abordagem biopsicossocial.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Soares, M. O. M., Higa, E. de F. R., Gomes, L. F., Marvã, J. P. Q., Gomes, A. I. da F., & Gonçalves, A. H. C. (2017). Impacto da anamnese para o cuidado integral: visão dos estudantes portugueses. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29, 66–75. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p66