Avaliação vocal em indivíduos acometidos por queimaduras de face e pescoço
DOI:
https://doi.org/10.5020/579Palavras-chave:
Queimaduras, Face, Pescoço, Testes de articulação da fala, Voz.Resumo
Objetivo: Avaliar a voz de pacientes acometidos por queimaduras de face e pescoço. Método: Realizou-se um estudo transversal, quantitativo e exploratório-descritivo; no período de dezembro de 2006 a abril de 2007. Avaliaram-se 12 (doze) pacientes do Centro de Tratamento de Queimados de um hospital de referência. Aplicou-se um protocolo que continha dados de identificação do paciente, análise morfológica do sistema estomatognático e características vocais do paciente. Resultados: Verificou-se que a articulação de fala encontrava-se reduzida, associada a falhas de instabilidade vocal, voz áspera e crepitante. Achados significativos da pesquisa foram as alterações na respiração, com predominância nos reabastecimentos insuficientes (41,7%) e uso do ar de reserva (33,3%). A respiração é um fator indispensável para a produção vocal. Em decorrência da alteração respiratória, o paciente pode realizar esforço no início da produção vocal e/ou mesmo entrar no ar de reserva que, concomitante à redução da articulação da fala, pode acarretar uma hiperfunção laríngea. Conclusão: Todos os pacientes apresentaram ausência de bridas nas regiões de pescoço e face, o que permitiu boa movimentação cervical sem comprometimento da musculatura extrínseca da laringe nem prejuízo na produção vocal decorrente da tensão. Contudo, verificou-se que as alterações a nível respiratório, associadas à redução da articulação da fala, podem gerar um distúrbio vocal, caso não sejam corrigidas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.