Desempenho psicomotor de crianças pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.5020/3038Palavras-chave:
Atividade Motora, Avaliação em Saúde, Desenvolvimento Infantil.Resumo
Objetivo: Avaliar o desempenho psicomotor em crianças pré-escolares com 5 anos de idade mediante a utilização de uma escala validada. Métodos: Estudo prospectivo e observacional, de abordagem dedutiva com procedimento descritivo e estatístico, o qual realizou avaliação psicomotora em 30 crianças matriculadas em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) de João Pessoa-PB, em 2011, utilizando-se uma escala de desenvolvimento validada e adaptada. Os dados foram analisados utilizando-se o software SPSS 16.0. Resultados: Notou-se nas áreas de aquisição que os avaliados atingiram 21 (89,4%) dos 24 pontos da motricidade, 10 (84,7%) dos 12 pontos da maturação socioemocional, 16 (75,3%) dos 21 pontos da visomotricidade, e 11 (71,3%) dos 15 pontos da audição-linguagem falada, caracterizando a área mais comprometida da psicomotricidade. Conclusão: Os achados do estudo demonstraram déficits em todas as perspectivas psicomotoras avaliadas, indicando desempenho psicomotor não satisfatório com a idade cronológica, com ênfase nas dificuldades de aquisição da audição-linguagem falada, nos exercícios de lateralização definida e na realização de atividades de socialização. doi: 10.5020/18061230.2014.p439Downloads
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