Percepção e utilização da educação em saúde para o uso racional de medicamentos por médicos

Autores

  • Ludmila Soares Antunes Bernardi Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Celsilvana Teixeira Gomes Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Ana Cácia Arcanjo Rocha Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Luís Paulo Souza e Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Romerson Brito Messias Universidade Estadual de Montes Claros
  • João Felício Rodrigues Neto Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5020/2847

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Uso de Medicamentos, Saúde da Família, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção e utilização da educação em saúde para o uso racional de medicamentos (URM) pelos médicos inseridos na atenção primária em saúde. Métodos: Tratou-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em 2011, com sete médicos da Estratégia de Saúde da Família, por meio de entrevista individual semiestruturada. Dados foram analisados pela técnica de análise do conteúdo, emergindo três categorias temáticas e suas subcategorias: percepção do conceito de uso racional de medicamentos de forma parcial; percepção do conceito de educação em saúde de forma parcial; não valorização da potencialidade da utilização da educação em saúde no uso racional de medicamento. Resultados: Os resultados evidenciaram que a percepção dos médicos é fragmentada e dividida em conceitos relacionados aos profissionais, à enfermidade, ao medicamento e ao paciente e comunidade. Conclusão: A utilização da educação em saúde pelos médicos prioriza o modelo tradicional de educação em saúde, privilegiando a transmissão do conhecimento técnico-científico. 10.5020/18061230.2014.p485

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Biografia do Autor

Ludmila Soares Antunes Bernardi, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

Farmacêutica-Bioquímica, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Celsilvana Teixeira Gomes, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Ana Cácia Arcanjo Rocha, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Maria Fernanda Santos Figueiredo, Universidade Estadual de Montes Claros.

Enfermeira, Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Luís Paulo Souza e Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro, Mestrando pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Romerson Brito Messias, Universidade Estadual de Montes Claros

Médico, Técnico Universitário do Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF.

João Felício Rodrigues Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Médico, Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Bernardi, L. S. A., Gomes, C. T., Rocha, A. C. A., Figueiredo, M. F. S., Souza e Souza, L. P., Messias, R. B., & Rodrigues Neto, J. F. (2014). Percepção e utilização da educação em saúde para o uso racional de medicamentos por médicos. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 27(4), 485–494. https://doi.org/10.5020/2847

Edição

Seção

Artigos Originais