O ensino do autocuidado aos pacientes estomizados e seus familiares: uma revisão integrativa - doi:10.5020/18061230.2013.p139
DOI:
https://doi.org/10.5020/2644Palavras-chave:
Ensino, Ostomizados, Enfermagem.Resumo
Objetivos: Caracterizar a literatura nacional e internacional sobre o ensino do autocuidado a pacientes estomizados intestinais e seus familiares. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados eletrônicas LILACS e MEDLINE, no período de 1996 a 2006, com as palavras-chave “ensino”, “ostomizados” e “enfermagem”. Resultados: A amostra foi composta por oito artigos, os quais relataram a importância de estratégias de ensino aos pacientes e familiares sobre o autocuidado com o estoma e equipamentos coletores, porém, nenhum estudo trouxe estratégias de ensino específicas e sistematizadas. Conclusão: A literatura analisada demonstrou a importância das estratégias de ensino sobre o autocuidado do paciente estomizado, entretanto, expressou a escassez de pesquisas e publicações sobre a implementação de ações contextualizadas e com linguagem adequada aos pacientes e seus familiares.Downloads
Referências
Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional de Câncer(INCA). Estimativas 2010: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro; INCA; 2012.
BUETTO LS. Os significados de ser enfermeiro especialista em oncologia [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2009.
Menezes APS, Quintana JF. A percepção do indivíduo estomizado quanto à sua situação. Rev Bras Promoç Saúde [periódico na internet]. 2008 [acesso em 2012Abr 9];21(1):13-8. Disponível em: http://www.unifor.br/images/pdfs/pdfs_notitia/2145.pdf
Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional de Câncer- INCA. Estimativas 2010: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro; INCA; 2009.
Santos VLCG. Fundamentação teórico-metodológica da assistência aos ostomizados na área da saúde doadulto. Rev Esc Enferm USP. 2000;5(1):59-63.
Sonobe HM. Conflitos da família no processo de reabilitação do laringectomizado [tese]. Ribeirão Preto:Universidade de São Paulo; 2001.
Sonobe HM, Barichello E, Zago MF. A visão do colostomizado sobre o uso da bolsa de colostomia. Rev Bras Cancerol. 2002;48(3):341-8.
Bechara RN, Bechara MS, Bechara CS, Queiroz HC, Oliveira RB, Mota RS, et al. Abordagem Multidisciplinar do ostomizado. Rev Bras Coloproct. 2005;25(2):146-9.
Reveles AG, Takahashi RT. Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico. Rev Esc Enferm USP. 2007;41(2):245-50.
Carvalho AFS, Dias, EC. Promoção da saúde no local de trabalho: revisão sistemática da literatura. Rev Bras Promoç Saúde. 2012;25(1):116-26.
Munguba MCS. Educação na saúde: sobreposição de saberes ou interface? Rev Bras Promoç Saúde [revista na internet]. 2010 [acesso em 2012 Abr 9]; 23(4):295-6. Disponível em: http://www.unifor.br/images/pdfs/rbps/editorial_2010.4.pdf.
Santos GS, LEAL SMC, VARGAS MA. Conhecendo as vivências de mulheres ostomizadas: contribuições para o planejamento do cuidado de enfermagem. Online Braz J Nurs [periódico na internet]. 2006 [acesso em 2012 Abr 12];5(1). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/82/27
Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6ª ed. Joinville: Univille; 2006.
Galvão CM, Mendes KDS, Silveira RCCP. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-648.
Cesaretti IUR, Vianna LAC. Sistema oclusor ouoclusor intermitente da colostomia: alternativa para a reabilitação da pessoa colostomizada. Acta Paul Enferm. 2003;16(3):98-108.
O’Connor G. Teaching stoma-management skills: the importance of self-care. Br J Nurs. 2005;14(6):320-4.
O’Shea HS. Teaching the adult ostomy patient. J.Wound Ostomy Continence Nurs. 2001; 28(1):47-54.
Coey L. Readability of printed educational materials used to inform potential and actual ostomates. J Clin Nurs. 1996;5(6):359-66.
Living with an ostomy. Home Care Provid.1998;3(4):204-5.
Bray L, Sanders C. Preparing children and young people for stoma surgery. Paediatr. Nurs. 2006;18(4):33-7
Metcalf C. Stoma care: empowering patients through teaching practical skills. Br J Nurs. 1999;8(9):593-600.
Lenza NFB. Programa de Ostomizados: os significados para estomizados intestinais e familiares. [dissertação].Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2011.
Leopardi MT. Teorias em enfermagem: instrumentospara a prática. Florianópolis: Papa-livros; 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.