O ensino do autocuidado aos pacientes estomizados e seus familiares: uma revisão integrativa - doi:10.5020/18061230.2013.p139

Autores

  • Nariman de Felício Bortucan Lenza Universidade de São Paulo - USP
  • Helena Megumi Sonobe Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP
  • Luciana Scatralhe Buetto Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP
  • Marco Gimenes dos Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP
  • Mariza Silva de Lima Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

DOI:

https://doi.org/10.5020/2644

Palavras-chave:

Ensino, Ostomizados, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: Caracterizar a literatura nacional e internacional sobre o ensino do autocuidado a pacientes estomizados intestinais e seus familiares. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados eletrônicas LILACS e MEDLINE, no período de 1996 a 2006, com as palavras-chave “ensino”, “ostomizados” e “enfermagem”. Resultados: A amostra foi composta por oito artigos, os quais relataram a importância de estratégias de ensino aos pacientes e familiares sobre o autocuidado com o estoma e equipamentos coletores, porém, nenhum estudo trouxe estratégias de ensino específicas e sistematizadas. Conclusão: A literatura analisada demonstrou a importância das estratégias de ensino sobre o autocuidado do paciente estomizado, entretanto, expressou a escassez de pesquisas e publicações sobre a implementação de ações contextualizadas e com linguagem adequada aos pacientes e seus familiares.

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Biografia do Autor

Nariman de Felício Bortucan Lenza, Universidade de São Paulo - USP

tualmente é Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP, Mestre em Ciências da Saúde pela EERP-USP e possui Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Profissional em Enfermagem; foi Enfermeira da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP, foi Responsável Técnica do Ambulatório de Especialidades do Núcleo de Gestão Assistêncial da Prefeitura Municipal de Franca; Professora e Supervisora de estágios da Escola Técnica Ceprosaúde de Franca e foi Enfermeira Trainee do Hospital e Maternidade São Lucas de Ribeirão Preto

Helena Megumi Sonobe, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

Enfermeira, Estomaterapeuta-TiSobest, Professor Doutor da EERP-USP

Luciana Scatralhe Buetto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

Enfermeira, Especialista em Oncologia. Doutoranda do Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Marco Gimenes dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

Enfermeiro, Especialista em Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde

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Publicado

2013-08-19

Como Citar

Lenza, N. de F. B., Sonobe, H. M., Buetto, L. S., Santos, M. G. dos, & Lima, M. S. de. (2013). O ensino do autocuidado aos pacientes estomizados e seus familiares: uma revisão integrativa - doi:10.5020/18061230.2013.p139. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 26(1), 138–144. https://doi.org/10.5020/2644

Edição

Seção

Artigos de Revisão