La enseñanza de auto cuidado para los pacientes ostomizados y sus familias: una revisión integradora

Autores/as

  • Nariman de Felício Bortucan Lenza Universidade de São Paulo - USP
  • Helena Megumi Sonobe Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP
  • Luciana Scatralhe Buetto Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP
  • Marco Gimenes dos Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP
  • Mariza Silva de Lima Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

DOI:

https://doi.org/10.5020/2644

Palabras clave:

Enseñanza, Estomas Quirúrgicos, Enfermería

Resumen

Objetivos: Caracterizar la literatura nacional e internacional sobre la enseñanza de autocuidado para pacientes ostomizados intestinales y a sus familias. Métodos: Se trata de una revisión integradora en las bases de datos electrónicas MEDLINE y LILACS en el periodo 1996-2006, utilizando las palabras clave “escuela”, “ostomizados” y “enfermería”. Resultados: La muestra estuvo compuesta por ocho artículos, los cuales mostraron la importancia de las estrategias de enseñanza a los pacientes y familiares sobre el autocuidado con el orificio y el equipo de recolección, sin embargo, ningún estudio há mostrado estrategias de enseñanza específicas y sistematizadas. Conclusión: La revisión de la literatura demostró la importancia de la enseñanza de estrategias de autocuidado em los pacientes ostomizados, sin embargo, mostró la falta de investigaciones y publicaciones sobre la implementación de acciones en el contexto y con un lenguaje apropiado para los pacientes y sus familias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nariman de Felício Bortucan Lenza, Universidade de São Paulo - USP

tualmente é Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP, Mestre em Ciências da Saúde pela EERP-USP e possui Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Profissional em Enfermagem; foi Enfermeira da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP, foi Responsável Técnica do Ambulatório de Especialidades do Núcleo de Gestão Assistêncial da Prefeitura Municipal de Franca; Professora e Supervisora de estágios da Escola Técnica Ceprosaúde de Franca e foi Enfermeira Trainee do Hospital e Maternidade São Lucas de Ribeirão Preto

Helena Megumi Sonobe, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

Enfermeira, Estomaterapeuta-TiSobest, Professor Doutor da EERP-USP

Luciana Scatralhe Buetto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

Enfermeira, Especialista em Oncologia. Doutoranda do Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Marco Gimenes dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP

Enfermeiro, Especialista em Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde

Citas

Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional de Câncer(INCA). Estimativas 2010: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro; INCA; 2012.

BUETTO LS. Os significados de ser enfermeiro especialista em oncologia [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2009.

Menezes APS, Quintana JF. A percepção do indivíduo estomizado quanto à sua situação. Rev Bras Promoç Saúde [periódico na internet]. 2008 [acesso em 2012Abr 9];21(1):13-8. Disponível em: http://www.unifor.br/images/pdfs/pdfs_notitia/2145.pdf

Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional de Câncer- INCA. Estimativas 2010: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro; INCA; 2009.

Santos VLCG. Fundamentação teórico-metodológica da assistência aos ostomizados na área da saúde doadulto. Rev Esc Enferm USP. 2000;5(1):59-63.

Sonobe HM. Conflitos da família no processo de reabilitação do laringectomizado [tese]. Ribeirão Preto:Universidade de São Paulo; 2001.

Sonobe HM, Barichello E, Zago MF. A visão do colostomizado sobre o uso da bolsa de colostomia. Rev Bras Cancerol. 2002;48(3):341-8.

Bechara RN, Bechara MS, Bechara CS, Queiroz HC, Oliveira RB, Mota RS, et al. Abordagem Multidisciplinar do ostomizado. Rev Bras Coloproct. 2005;25(2):146-9.

Reveles AG, Takahashi RT. Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico. Rev Esc Enferm USP. 2007;41(2):245-50.

Carvalho AFS, Dias, EC. Promoção da saúde no local de trabalho: revisão sistemática da literatura. Rev Bras Promoç Saúde. 2012;25(1):116-26.

Munguba MCS. Educação na saúde: sobreposição de saberes ou interface? Rev Bras Promoç Saúde [revista na internet]. 2010 [acesso em 2012 Abr 9]; 23(4):295-6. Disponível em: http://www.unifor.br/images/pdfs/rbps/editorial_2010.4.pdf.

Santos GS, LEAL SMC, VARGAS MA. Conhecendo as vivências de mulheres ostomizadas: contribuições para o planejamento do cuidado de enfermagem. Online Braz J Nurs [periódico na internet]. 2006 [acesso em 2012 Abr 12];5(1). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/82/27

Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6ª ed. Joinville: Univille; 2006.

Galvão CM, Mendes KDS, Silveira RCCP. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-648.

Cesaretti IUR, Vianna LAC. Sistema oclusor ouoclusor intermitente da colostomia: alternativa para a reabilitação da pessoa colostomizada. Acta Paul Enferm. 2003;16(3):98-108.

O’Connor G. Teaching stoma-management skills: the importance of self-care. Br J Nurs. 2005;14(6):320-4.

O’Shea HS. Teaching the adult ostomy patient. J.Wound Ostomy Continence Nurs. 2001; 28(1):47-54.

Coey L. Readability of printed educational materials used to inform potential and actual ostomates. J Clin Nurs. 1996;5(6):359-66.

Living with an ostomy. Home Care Provid.1998;3(4):204-5.

Bray L, Sanders C. Preparing children and young people for stoma surgery. Paediatr. Nurs. 2006;18(4):33-7

Metcalf C. Stoma care: empowering patients through teaching practical skills. Br J Nurs. 1999;8(9):593-600.

Lenza NFB. Programa de Ostomizados: os significados para estomizados intestinais e familiares. [dissertação].Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2011.

Leopardi MT. Teorias em enfermagem: instrumentospara a prática. Florianópolis: Papa-livros; 1999.

Publicado

2013-08-19

Cómo citar

Lenza, N. de F. B., Sonobe, H. M., Buetto, L. S., Santos, M. G. dos, & Lima, M. S. de. (2013). La enseñanza de auto cuidado para los pacientes ostomizados y sus familias: una revisión integradora. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 26(1), 138–144. https://doi.org/10.5020/2644

Número

Sección

Artículos de Revisión