Percepções de professores sobre trabalho docente e repercussões sobre sua saúde
DOI:
https://doi.org/10.5020/2595Palavras-chave:
Docente, Saúde do trabalhador, Saúde coletivaResumo
Objetivo: Analisar as percepções de professores sobre o trabalho docente e as repercussões em sua saúde. Métodos: Estudo de natureza qualitativa constituído por doze docentes da rede estadual de ensino de um município da Bahia-BR. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro de 2011 e janeiro de 2012, através de grupo focal. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo, emergindo três categorias temáticas: Necessidades de mudança no ambiente de trabalho; Fatores que influenciam na saúde do professor; Consequência do trabalho docente em sua saúde. Resultados: Observa-se que os docentes necessitam de assistência para sua saúde e arco familiar, com políticas públicas visando à prevenção de agravos. Refletem que o trabalho docente apresenta uma alta demanda, aliado à disciplina em sala de aula e desvalorização profissional, que contribuem para o surgimento de distúrbios musculoesqueléticos e emocionais. Múltiplos fatores do trabalho e os hábitos de vida repercutem na saúde docente, modificando sua qualidade de vida. Conclusão: O estudo possibilitou investigar um cenário docente caracterizado pela alta demanda da atividade, aliados a sobrecarga física e mental e desvalorização profissional. O desenvolvimento de estratégias de intervenção e avaliação de sua aplicabilidade é necessário para melhoria da qualidade de vida de professores. doi:10.5020/18061230.2014.p276Downloads
Referências
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