Educação Permanente na prevenção da violência institucional na Rede de Atenção à Saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15662Palavras-chave:
Educação Continuada, Pessoal de Saúde, Violência no TrabalhoResumo
Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca da importância da Educação Permanente em Saúde como estratégia para a prevenção da violência institucional dentro da Rede de Atenção à Saúde. Método: Revisão integrativa seguindo as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A busca foi realizada, em setembro de 2024, utilizando os seguintes descritores: Pessoal de Saúde; Educação Continuada; e Violência no Trabalho. Inicialmente, foram identificados 37 estudos, dos quais 7 foram selecionados para análise após a aplicação dos critérios. Resultados: Foram identificadas quatro categorias: a I abordou as formas de violência institucional, como negligência, discriminação e abuso de poder, evidenciando os principais fatores que contribuem para sua ocorrência; a II discutiu a implementação da Educação Permanente, destacando sua importância para capacitar os profissionais de saúde, melhorar a comunicação interprofissional e promover uma cultura de segurança; a III envolveu as práticas de acolhimento e humanização, mostrando como a formação contínua pode ajudar a prevenir e reduzir casos de violência institucional; e a IV abordou os desafios institucionais e condições de trabalho no sistema de saúde. Conclusão: A Educação Permanente se configura como uma estratégia essencial na prevenção da violência institucional na Rede de Atenção à Saúde. Contudo, sua eficácia depende de um compromisso institucional contínuo com a formação dos profissionais, da implementação de políticas de segurança e da promoção de uma cultura organizacional de respeito e cuidado. O fortalecimento das práticas educacionais voltadas para a humanização e o acolhimento são relevantes para garantir um ambiente seguro, ético e de qualidade, tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rauana dos Santos Faustino, Renata Adele de Lima Nunes, Sara Beatriz Feitoza Ricardino, Ronny Batista de Sousa, Laura Hévila Inocêncio Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















