Efeitos do Consumo de Açaí para a Saúde Humana: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15369Palavras-chave:
Euterpe, Saúde, Adolescente, Adulto, IdosoResumo
Objetivo: Analisar sistematicamente as evidências dos efeitos do consumo do açaí na saúde humana. Métodos: Seguindo PRISMA 2020 e PICO, foram selecionadas as bases de dados BVS, PubMed, Cochrane Library e Embase para consultar estudos publicados entre janeiro de 2014 e janeiro de 2024. Utilizaram-se descritores: açaí, saúde, criança, adolescente, adulto e idoso. A triagem foi em duplo-cego e a qualidade avaliada pela escala Newcastle-Ottawa (NOS). Estudo registrado no PROSPERO, CRD42024512937. Resultados: Identificaram-se 75 estudos, dos quais 12 atenderam aos critérios de inclusão. Oito estudos avaliaram a função cardiovascular, com dois observando benefícios. Seis dos oito estudos sobre perfil lipídico e adiposidade encontraram benefícios nos parâmetros antropométricos e inflamatórios. Seis dos sete estudos sobre efeito antioxidante observaram redução de radicais livres. Cinco dos seis estudos sobre mediadores inflamatórios relataram melhora, mas nenhum dos seis estudos sobre perfil glicêmico encontrou benefícios. Conclusão: O consumo de açaí mostrou benefícios à saúde humana sem contraindicações relatadas, mas os estudos são heterogêneos. São necessários mais estudos com amostras representativas e intervenções padronizadas para melhor avaliar os benefícios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.