Estudo observacional: a vacinação tem efeito protetivo no desenvolvimento da COVID longa?
A vacinação e os efeitos na COVID longa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.15336Palavras-chave:
Vacina contra o COVID 19, COVID longa, Manifestações Clínicas, Disfunção CognitivaResumo
Objetivo: Avaliar se a vacinação tem valor protetor contra o desenvolvimento da COVID longa e de suas manifestações clínicas. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, com pacientes selecionados, aleatoriamente, que foram atendidos em um hospital universitário. Os participantes eram indivíduos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, com resultado de exame (RT-PCR ou TR-AG) positivo para SARS-CoV-2, dentre abril/2021 e junho/2022, e há, pelo menos, quatro semanas da entrevista, realizada entre abril/2022 e maio/2023. Aplicou-se um questionário por um membro da equipe de pesquisa direcionada para a situação vacinal e as manifestações clínicas da COVID longa (cefaleia, fadiga, dor torácica, tosse, dispneia, insônia, déficit cognitivos, alterações na cavidade oral e outros). Após a coleta de dados, os indivíduos foram divididos em dois grupos – vacinados e não vacinados –, e analisado as incidências das manifestações clínicas entre eles. Os resultados foram submetidos ao teste do quiquadrado e Exato de Fischer, com nível de significância de 5%. Resultados: Foram selecionados 855 participantes, dentre eles, 120 (14%) foram incluídos, 46 (38,3%) são pertencentes do grupo não vacinados e 74 (61,7%) do grupo vacinados. Nos vacinados houve menor incidência da COVID longa, em relação ao grupo de não vacinados (p=0.0128). A incidência de déficit cognitivo na COVID longa foi estatisticamente significante no grupo não vacinados, quando comparado ao grupo vacinados (p=0.0343). Conclusão: A vacinação mostrou-se como uma estratégia de prevenção primária para a COVID longa, pois demonstrou eficácia na proteção contra o seu desenvolvimento, reduzindo a incidência de déficits cognitivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Luiza Ricarte Ruggeri, Carlos Eduardo Fontana, Elisa Donalisio Teixeira Mendes, Sérgio Luiz Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















