Elaboração de cartilhas como estratégia de prevenção do uso de drogas por caminhoneiros
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14974Palavras-chave:
Promoção da saúde, Drogas Ilícitas, Materiais Educativos e de Divulgação, CaminhoneirosResumo
Objetivo: Elaborar uma cartilha educativa sobre promoção da saúde e prevenção do uso de drogas para caminhoneiros. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida por discentes e docentes da residência multiprofissional da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizada no ano de 2023, com caminhoneiros que trafegavam na Rodovia 163, situada no Oeste do Estado do Pará. O material foi desenvolvido em cinco etapas: caracterização preliminar dos sujeitos da pesquisa; abordagem conceitual; elaboração da cartilha; apresentação prévia e correções e validação final. Resultados: Foi construída uma cartilha contendo 14 páginas, divididas em 11 domínios, e disponibilizada nos formatos on-line e impresso. Sua elaboração baseou-se nas necessidades encontradas na vida cotidiana dos caminhoneiros e aborda aspectos de saúde e cuidados que visam esclarecer e/ou alertar sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool e outras drogas. A cartilha foi estruturada considerando o contexto de inserção do público, utilizando a técnica de síntese de conteúdo, por meio do uso da linguagem acessível, buscando, para além do aprendizado autônomo, a mudança de paradigmas. Considerações finais: O uso de materiais educativos, construído a partir da inserção na rotina dos indivíduos, com agrupamento de informações que possam ser incorporadas no cotidiano social, pode ser uma ferramenta eficaz no processo de educação popular em saúde. No caso dos caminhoneiros, a cartilha oferece informações básicas sobre a rotina exaustiva da profissão e os cuidados de saúde necessários a esse grupo de profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.