Da dor ao acolhimento: experiências com grupos de mães na unidade neonatal
Da dor ao apoio: grupo de mães neonatais
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14789Palavras-chave:
Grupos de Apoio, Mães, Prematuridade, AcolhimentoResumo
Objetivo: Descrever a implementação de grupos de apoio para mães com bebês internados em uma maternidade de referência em Manaus/AM, Brasil. Síntese dos dados: Estudo descritivo, no formato de relato de experiência, baseado em 26 encontros semanais realizados entre janeiro e junho de 2019, com duração média de 60 minutos, conduzidos por psicólogas da maternidade. Os encontros ofereceram suporte emocional e informações às mães, promovendo seu bem-estar emocional e preparação para a internação dos bebês. O espaço permitiu a expressão de sentimentos, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre as participantes. Conclusão: Os grupos demonstraram ser uma estratégia eficaz no apoio emocional às mães de bebês prematuros, recomendando-se sua ampliação nos serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maura Nunes Pimentel de Carvalho, Denise Machado Duran Gutierrez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















