Síndrome de Burnout en Profesionales de Enfermería: Una Revisión Integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14559

Palabras clave:

Enfermeras y enfermeros, Agotamiento psicológico, Salud del trabajador

Resumen

Objetivo: Identificar los índices y factores asociados al síndrome de burnout en enfermeros y actuantes en instituciones brasileñas de salud.  Métodos: Revisión integrativa de la literatura, en enero de 2021, utilizando la estrategia PICOD para contestar a la pregunta: “¿Cuáles los índices de síndrome de burnout identificados en trabajadores de enfermería?”. Las búsquedas ocurrieron en la Biblioteca Virtual de Salud con los términos “síndrome de burnout” AND “Enfermería”. Como criterio de inclusión, seleccionamos participantes enfermeros, enfoque en síndrome de burnout, publicaciones en portugués, inglés o español, entre 2015 y 2019, siendo excluidos revisiones de literatura, cartas a los lectores y editoriales; síndrome de burnout investigada tangencialmente, y estudios que no discriminasen resultados con enfermeros. Resultados: Fueron encontrados 311 trabajos, siendo elegibles 23 artículos. Fueron analizados autoría, muestra, instrumentos de evaluación de la síndrome y principales resultados (predominio de síndrome de burnout y factores asociados). Fue constatada alta prevalencia de agotamiento emocional y despersonalización entre enfermeros, con variación en la realización personal, dependiendo del ambiente y condiciones de trabajo. Se puede identificar que los factores asociados al síndrome de burnout incluyeron carga horaria excesiva, múltiplos vínculos laborales, falta de soporte organizacional, y altas demandas psicológicas. Conclusión: La revisión indica una preocupante presencia de síndrome de burnout entre enfermeros, enfocando la necesidad de diagnóstico situacional e investigaciones sobre la eficiencia de estrategias para mejorar las condiciones de trabajo. Por fin, es crucial reducir los factores de riesgo asociados al síndrome de burnout y promover un ambiente más saludable y sostenible. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Mariane Rodrigues, Universidade de Franca, Franca, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Promoção de Saúde, bolsista/taxista do programa de suporte á pós-graduação de instituições de ensino particulares PROSUP/CAPES pela Universidade de Franca (2024). Mestre em Promoção de Saúde, bolsista do programa de suporte á pós-graduação de instituições de ensino particulares PROSUP/CAPES pela Universidade de Franca (2021). Pós Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (2023). Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís (2021). Pós Graduação em Saúde da Família pela Universidade de Araraquara (2015). Graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Passos - Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem do trabalho, saúde pública, saúde coletiva e atenção primária, atuando principalmente nos seguintes temas: esgotamento profissional, qualidade de vida, educação em saúde e saúde do trabalhador. Atualmente, exerce suas funções como Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Passos nos curso de Graduação em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Biomedicina.

Lais Caroline da Silva, Faculdade de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais, Passos, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2019) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), graduada em Fisioterapia pela Universidade de Franca (2018). Atuando nas área de Qualidade de Vida, Estresse. Instrutora de Pilates (2018). Pós Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pela Universidade Faveni (2021). Pós Graduada em Urgência e Emergência pela Faculdade Iguaçu (2022). Pós Graduada em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia pela Faculdade Iguaçu (2023). 

Sabrina Martins Barroso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Psicóloga (UFSJ), Especialista em Desenvolvimento Humano (UFMG), Especialista em Avaliação Psicológica (CRP-04), Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (Faculdade Metropolitana). Mestre em Psicologia (UFMG) e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora Substituta do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (gestão 2015-2018), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (gestão 2018-2022). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde (NAPIS). Parecerista do SATEPSI. Membro do GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Bolsista produtividade do CNPq. Trabalha com temáticas relacionadas a avaliação psicológica e neuropsicológica, saúde mental, em especial de estudantes, e psicoterapia em abordagem cognitivo-comportamental. Em especial temas relacionados a: desenvolvimento e validação de instrumentos psicológicos, aspectos cognitivos e emocionais de idosos e cuidadores (familiares e profissionais) de pessoas com diferentes patologias; e desenvolvimento de material para intervenção clínica em abordagem cognitivo-comportamental. 

Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Universidade de Franca, Franca, São Paulo, Brasil

Pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Franca (Unifran). Estágio Pós-Doutoral em Promoção de Saúde pela Unifran (2016 e 2017) com bolsa Capes. Doutora em Promoção de Saúde (2016) pela Unifran. Bolsista Capes/CNPq de Doutorado Sanduíche no Exterior (2015-2016) na Universidad Politécnica de Madrid (UPM). Mestre em Educação Física (2013) pela Pós Graduação de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Fisioterapia em Gerontolia pela COFITO (2022). Pós-graduada em Intervención en el Medio Acuático y Natación para Personas con Discapacidad (2016) pela UPM. Bacharel em Fisioterapia (2011) pela UFTM. Técnica em Química (2005) pela ETEC Antonio Junqueira da Veiga - filiada Centro Paula Souza. Atualmente na Universidade de Franca está como membro efetivo do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), da Comissão Interna do Processo Seletivo de Bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA). Integrante da aplicação do projeto da Rede Ibero-americana das Universidades Promotoras da Saúde na Universidade de Franca e entorno. Líder do Grupo de Educação e Pesquisa em Interdisciplinar em Gerontologia (Unifran). Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos em Promoção da Saúde (NEP-PS). Atuando em duas linhas de pesquisa "Políticas e Práticas em Promoção da Saúde" e "Ambientes, Tecnologias e Sustentabilidade em Promoção da Saúde", com as temáticas: ações de promoção da saúde na comunidade, envelhecimento humano, qualidade de vida de diversas populações, saúde do trabalhador, métodos e técnicas científicas e da pesquisa. 

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Rodrigues, L. M., Silva, L. C. da, Barroso, S. M., & Nascimento, L. C. G. do. (2024). Síndrome de Burnout en Profesionales de Enfermería: Una Revisión Integrativa. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 37, 1–15. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14559

Número

Sección

Artículos de Revisión