Percepções de mães adolescentes sobre o acesso a anticoncepcionais durante a pandemia de COVID 19
Acesso a anticoncepcionais em tempos de COVID
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14446Palavras-chave:
gravidez na adolescência, planejamento familiar, medicina concierge, pessoal de saúde, COVID 19Resumo
Objetivo: Conhecer, na perspectiva de mães adolescentes indígenas e não indígenas, as mudanças trazidas pela pandemia de COVID 19 no acesso à metodologia contraceptiva. Método: Estudo biográfico narrativo qualitativo realizado no período 2020-2022, onde foram incluídas mulheres adolescentes indígenas e não indígenas da região média do estado de San Luis Potosí, no México. Por meio de amostragem proposital, quinze adolescentes, que antes da pandemia já haviam sido mães e faziam uso de algum método contraceptivo, foram convidadas a participar e entrevistadas individualmente. As entrevistas gravadas foram transcritas e analisadas utilizando a proposta da análise crítica do discurso. O estudo foi aprovado e supervisionado pelo Comitê de Ética dos Serviços de Saúde do Estado de San Luis Potosí (registro SLP-027-2021). Resultados: As informações abordaram o fenômeno em duas dimensões históricas, antes e durante a pandemia. Identificamos que antes da pandemia já havia uma defasagem no acesso, principalmente pela ausência de uma abordagem adultocêntrica, machista e intercultural. Durante a pandemia essa falta de acesso foi reforçada, os mais vulneráveis foram as adolescentes indígenas, pois além das transferências para centros distantes, elas se sentiram mais vulneráveis pela demora no atendimento ou pela negação dos serviços. Novas formas de solidariedade foram documentadas entre as mulheres indígenas, para acessar recursos contraceptivos. Conclusão: Na percepção dos participantes, a pandemia reforçou a falta de acesso à metodologia anticoncepcional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diana Laura Ramos Patiño , Yesica Yolanda Rangel Flores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















