Validação de vídeos educativos que versam sobre incontinência urinária
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325Palavras-chave:
Incontinência Urinária, Filmes e vídeos instrucionais, Educação saudável, Especialidade de FisioterapiaResumo
Objetivo: Desenvolver e validar três vídeos educativos relacionados a fisiologia e ao tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária (IU) elaborados para serem disponibilizados no YouTube. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de ação composta por quatro etapas: revisão da literatura, produção do conteúdo, validação do conteúdo por especialistas e população-alvo (mulheres continentes e incontinentes), de forma a tornar os vídeos acessíveis e divulger os mesmos externamente. O índice de validade de conteúdo (I-IVC) e a validade da população-alvo (V-IVC) foram utilizados para validar o material considerando a avaliação de conteúdo, linguagem, ilustrações e aspectos gerais, de acordo com o ponto de corte de 0,78 para o conteúdo a ser considerado "relevante". Resultados: O I-IVC e o V-IVC foram de >0,80 para a maioria dos itens em todos os vídeos educativos. A concordância da avaliação realizada pela população-alvo foi superior A 90% e a maioria dos itens obteve 100% de concordância na avaliação realizada por mulheres continentes e incontinentes. Conclusão: Três vídeos foram postados no YouTube: 1) “Você sabe o que é IU?”; 2) “Você conhece os tipos de IU?”; e 3) “Tratamento fisioterapêutico para IU”, com legendas em inglês e narração em português (brasileiro), sendo considerados válidos pelos especialistas e pela população-alvo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jordana Barbosa da Silva, Juliana Falcão Padilha, Ana Paula Rodrigues Rocha, Michele Elisabete Rúbio Além, Patricia Driusso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















