Validação de vídeos educativos que versam sobre incontinência urinária
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325Palavras-chave:
Incontinência Urinária, Filmes e vídeos instrucionais, Educação saudável, Especialidade de FisioterapiaResumo
Objetivo: Desenvolver e validar três vídeos educativos relacionados a fisiologia e ao tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária (IU) elaborados para serem disponibilizados no YouTube. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de ação composta por quatro etapas: revisão da literatura, produção do conteúdo, validação do conteúdo por especialistas e população-alvo (mulheres continentes e incontinentes), de forma a tornar os vídeos acessíveis e divulger os mesmos externamente. O índice de validade de conteúdo (I-IVC) e a validade da população-alvo (V-IVC) foram utilizados para validar o material considerando a avaliação de conteúdo, linguagem, ilustrações e aspectos gerais, de acordo com o ponto de corte de 0,78 para o conteúdo a ser considerado "relevante". Resultados: O I-IVC e o V-IVC foram de >0,80 para a maioria dos itens em todos os vídeos educativos. A concordância da avaliação realizada pela população-alvo foi superior A 90% e a maioria dos itens obteve 100% de concordância na avaliação realizada por mulheres continentes e incontinentes. Conclusão: Três vídeos foram postados no YouTube: 1) “Você sabe o que é IU?”; 2) “Você conhece os tipos de IU?”; e 3) “Tratamento fisioterapêutico para IU”, com legendas em inglês e narração em português (brasileiro), sendo considerados válidos pelos especialistas e pela população-alvo.
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