Validação de vídeos educativos que versam sobre incontinência urinária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325

Palavras-chave:

Incontinência Urinária, Filmes e vídeos instrucionais, Educação saudável, Especialidade de Fisioterapia

Resumo

Objetivo: Desenvolver e validar três vídeos educativos relacionados a fisiologia e ao tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária (IU) elaborados para serem disponibilizados no YouTube. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de ação composta por quatro etapas: revisão da literatura, produção do conteúdo, validação do conteúdo por especialistas e população-alvo (mulheres continentes e incontinentes), de forma a tornar os vídeos acessíveis e divulger os mesmos externamente. O índice de validade de conteúdo (I-IVC) e a validade da população-alvo (V-IVC) foram utilizados para validar o material considerando a avaliação de conteúdo, linguagem, ilustrações e aspectos gerais, de acordo com o ponto de corte de 0,78 para o conteúdo a ser considerado "relevante". Resultados: O I-IVC e o V-IVC foram de >0,80 para a maioria dos itens em todos os vídeos educativos. A concordância da avaliação realizada pela população-alvo foi superior A 90% e a maioria dos itens obteve 100% de concordância na avaliação realizada por mulheres continentes e incontinentes. Conclusão: Três vídeos foram postados no YouTube: 1) “Você sabe o que é IU?”; 2) “Você conhece os tipos de IU?”; e 3) “Tratamento fisioterapêutico para IU”, com legendas em inglês e narração em português (brasileiro), sendo considerados válidos pelos especialistas e pela população-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Barbosa da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Paraná em 2017, com o prêmio "Padre Jesus Santiago Moure" devido maior índice de rendimento acadêmico da Turma de 2017 do curso de Bacharel em Fisioterapia. Mestre em Fisioterapia (2020) pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Fisioterapia (2023) pela mesma instituição, tendo sido membro do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU). Durante o Doutorado, realizou intercâmbio de 13 meses na Hochschule Osnabrück (Alemanha), sob financiamento do Programa Print/Capes. É especializada em Fisioterapia em Saúde da Mulher desde 2021 após concluir o curso de especialização ofertado pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é docente associada da Universidade Federal do Paraná. É membro do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) e S-TEAMlab (STrengthening Evidence-based Physiotherapy And Musculoskeletal care). 

Juliana Falcão Padilha, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, Amapá, Brasil

Fisioterapeuta formada pela Universidade Franciscana (UFN). Especializada em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especializada em Reabilitação Físico-Motora pela UFSM, Especializada em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo COFFITO. Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora Adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Ênfase de atuação e pesquisa na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. 

Ana Paula Rodrigues Rocha, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Especialista pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia na área: Fisioterapia Aplicada a UroGinecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Presidente Prudente/SP. Graduada e mestre em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente participa do laboratório de pesquisa em Saúde da Mulher da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Michele Elisabete Rúbio Além, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Pós Doutorado em Fisioterapia/UFSCar (2021). Doutorado em Tocoginecologia/Ciências Biomédicas(2005), mestrado em Engenharia de Produção/Ergonomia(2002). Especialista em Saúde da Mulher (2020). Especialista em Fisioterapia do Trabalho (2013). Pós graduação em Acupuntura(2003). Graduação em Fisioterapia (1997), Professora Substituta no Departamento de Fisioterapia (áreas de Fisioterapia Geral e Reumatológica, Cinesiologia e Cinesioterapia (2022- Atual) Professora do Curso de Especialização em Saúde da Mulher da UFSCar (2017 -2021) Diretora Cientifica da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (2009-2011) e Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (2010-2014) Professora substituta no Departamento de Fisioterapia da UFSCar (2017/18) atuando nas áreas de Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas e Saúde da Mulher. Atuou 15 anos como Responsável pela Área de Saúde Ocupacional e Ergonomia de uma multinacional de grande porte. Possui experiência na área de Reabilitação Pós-Cirurgias Oncológicas através de cinesioterapia, DLM e acupuntura; tendo publicado um Manual de Orientações para mulheres pós cirurgias por câncer de mama. Possui diversos artigos publicados em Revistas nacionais e internacionais. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Parecerista Ad Hoc FACEPE e Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Patricia Driusso, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1997), Mestrado em Fisioterapia, UFSCar (2000) e Doutorado em Ciências Fisiológicas, UFSCar (2003). Docente Titular do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (nível mestrado e doutorado - CAPES 7), UFSCar. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia na Saúde da Mulher (LAMU) (10/2007 - atual). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFSCar (03/2019 - 04/2021). Especialista em Fisioterapia em Saúde da Mulher (COFFITO/ABRAFISM). Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher/ ABRAFISM (gestão 2014-2017). Membro do Comitê Científico ABRAFISM (2018 - atual). Pós-Doc em Ginecologia e Obstetrícia, USP - Ribeirão Preto (08/2015 - 07/2016), Professor Visitante Sênior Western Michigan University, Estados Unidos (10/2021 - 08/2022). Linha de Pesquisa: Fisioterapia na Saúde da Mulher, com ênfase em ensaio clinico aleatorizado, avaliação econômica em saúde e revisão sistemática. 

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Silva, J. B. da, Padilha, J. F., Rocha, A. P. R., Além, M. E. R., & Driusso, P. (2024). Validação de vídeos educativos que versam sobre incontinência urinária. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14325

Edição

Seção

Artigos Originais