COVID-19, riscos e medidas: o que dizem os trabalhadores de um laboratório diagnóstico?

COVID-19 e trabalhadores laboratoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13355

Palavras-chave:

Infecções por coronavírus, Técnicas de Laboratório Clínico, Riscos Ocupacionais, Vigilância em Saúde do trabalhador

Resumo

Objetivo: Analisar as concepções de profissionais que atuam em um laboratório de referência para diagnóstico da COVID-19 sobre riscos ocupacionais de contaminação pelo SARS-CoV-2 e quais as medidas de prevenção adotadas. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado em 2020, com 13 trabalhadores de um Instituto de Medicina Tropical do Nordeste. Com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Apóia-se na análise descritiva e no uso do software IRaMuTeQ. Resultados: Houve a identificação de 6 classes: Riscos de contaminação; Medidas pessoais adotadas para evitar contaminação, Percepção sobre o risco biológico laboral; Satisfação laboral; Fatores intensificadores do risco de contaminação; e Equipamentos de proteção individual utilizados. Os profissionais compreendem os tipos de riscos aos quais estão expostos e os modos de contaminação. Houve consenso sobre a forma de prevenção da contaminação e minimização do risco laboral, baseado no uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva. Observou-se que a presença do risco potencial e gravidade da contaminação podem atingir diretamente a saúde mental dos trabalhadores, uma vez que provoca os sentimentos de apreensão, medo e preocupação. Conclusão: As intensas jornadas e aumento do volume de trabalho, insuficiência de recursos humanos, pressa, cansaço e exaustão física e mental foram relatadas como fatores que podem aumentar o risco de contaminação. Assim, inferimos a necessidade da realização de demais estudos em outras instituições, para que assim possam surgir proposições de estratégias promissoras para a melhoria das condições de vida e trabalho dos profissionais da saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Gabriela Medeiros de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande(2014), especialização em Enfermagem do Trabalho pela UniAmérica centro universitário(2023), especialização em Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-PB(2016) e mestrado em SAÚDE COLETIVA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2021). Atualmente é Enfermeira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuando principalmente nos seguintes temas:Infecções por coronavírus, Técnicas de laboratório clínico, Riscos ocupacionais, Saúde do trabalhador.

Dioginys Cesar Felix de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo mesmo programa. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e em Ciências Naturais, suas Tecnologias e a formação para o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante sua formação inicial participou de projetos de extensão e o PIBID, possui experiência docente na educação básica. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos em Ensino de Ciência e Tecnologia em Contextos Sociais (GECTS-UFRN). Nesse grupo desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: Educação CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em interface com a formação inicial e continuada de professores de Ciências. 

Cecília Nogueira Valença, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN), 2013. Coordenadora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA). Professora adjunta do curso de graduação em enfermagem da FACISA. Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da FACISA (2022-2025) e do GT Bioética da ABRASCO. Atua nos seguintes temas: formação em saúde/enfermagem, saúde do trabalhador, saúde coletiva, semiologia e semiotécnica em enfermagem e bioética.

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Medeiros de Moura, M. G., Felix de Lima, D. C., & Nogueira Valença, C. (2023). COVID-19, riscos e medidas: o que dizem os trabalhadores de um laboratório diagnóstico? COVID-19 e trabalhadores laboratoriais. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13355

Edição

Seção

Artigos Originais