COVID-19, riscos e medidas: o que dizem os trabalhadores de um laboratório diagnóstico?
COVID-19 e trabalhadores laboratoriais
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13355Palavras-chave:
Infecções por coronavírus, Técnicas de Laboratório Clínico, Riscos Ocupacionais, Vigilância em Saúde do trabalhadorResumo
Objetivo: Analisar as concepções de profissionais que atuam em um laboratório de referência para diagnóstico da COVID-19 sobre riscos ocupacionais de contaminação pelo SARS-CoV-2 e quais as medidas de prevenção adotadas. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado em 2020, com 13 trabalhadores de um Instituto de Medicina Tropical do Nordeste. Com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Apóia-se na análise descritiva e no uso do software IRaMuTeQ. Resultados: Houve a identificação de 6 classes: Riscos de contaminação; Medidas pessoais adotadas para evitar contaminação, Percepção sobre o risco biológico laboral; Satisfação laboral; Fatores intensificadores do risco de contaminação; e Equipamentos de proteção individual utilizados. Os profissionais compreendem os tipos de riscos aos quais estão expostos e os modos de contaminação. Houve consenso sobre a forma de prevenção da contaminação e minimização do risco laboral, baseado no uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva. Observou-se que a presença do risco potencial e gravidade da contaminação podem atingir diretamente a saúde mental dos trabalhadores, uma vez que provoca os sentimentos de apreensão, medo e preocupação. Conclusão: As intensas jornadas e aumento do volume de trabalho, insuficiência de recursos humanos, pressa, cansaço e exaustão física e mental foram relatadas como fatores que podem aumentar o risco de contaminação. Assim, inferimos a necessidade da realização de demais estudos em outras instituições, para que assim possam surgir proposições de estratégias promissoras para a melhoria das condições de vida e trabalho dos profissionais da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.