Percepções de professores sobre trabalho docente e repercussões sobre sua saúde

Autores

  • Thiago Raphael Martins Meira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jefferson Paixão Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alba Benemérita Alves Vilela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Camila Rego Amorim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Saulo Vasconcelos Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ariane Nepomuceno Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Daíla Santos Freire Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5020/2595

Palavras-chave:

Docente, Saúde do trabalhador, Saúde coletiva

Resumo

Objetivo: Analisar as percepções de professores sobre o trabalho docente e as repercussões em sua saúde. Métodos: Estudo de natureza qualitativa constituído por doze docentes da rede estadual de ensino de um município da Bahia-BR. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro de 2011 e janeiro de 2012, através de grupo focal. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo, emergindo três categorias temáticas: Necessidades de mudança no ambiente de trabalho; Fatores que influenciam na saúde do professor; Consequência do trabalho docente em sua saúde. Resultados: Observa-se que os docentes necessitam de assistência para sua saúde e arco familiar, com políticas públicas visando à prevenção de agravos. Refletem que o trabalho docente apresenta uma alta demanda, aliado à disciplina em sala de aula e desvalorização profissional, que contribuem para o surgimento de distúrbios musculoesqueléticos e emocionais. Múltiplos fatores do trabalho e os hábitos de vida repercutem na saúde docente, modificando sua qualidade de vida. Conclusão: O estudo possibilitou investigar um cenário docente caracterizado pela alta demanda da atividade, aliados a sobrecarga física e mental e desvalorização profissional. O desenvolvimento de estratégias de intervenção e avaliação de sua aplicabilidade é necessário para melhoria da qualidade de vida de professores. doi:10.5020/18061230.2014.p276

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Biografia do Autor

Thiago Raphael Martins Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Núcleo de Estudos em Saúde da População

Jefferson Paixão Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde Núcleo de Estudos em Saúde da População

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde Núcleo de Estudos em Saúde da População

Camila Rego Amorim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde Núcleo de Estudos em Saúde da População

Saulo Vasconcelos Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde Núcleo de Estudos em Saúde da População

Ariane Nepomuceno Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Núcleo de Estudos em Saúde da População

Daíla Santos Freire, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Núcleo de Estudos em Saúde da População

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Publicado

2014-11-11

Como Citar

Meira, T. R. M., Cardoso, J. P., Vilela, A. B. A., Amorim, C. R., Rocha, S. V., Andrade, A. N., & Freire, D. S. (2014). Percepções de professores sobre trabalho docente e repercussões sobre sua saúde. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 27(2), 276–282. https://doi.org/10.5020/2595

Edição

Seção

Artigos Originais