Ética, Ontologia e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%25pResumo
São examinadas, no presente artigo, algumas das idéias éticas e ontológicas fundamentais de Georg Lukács como fundamento à educação. Os problemas relacionados ao fenômeno da educação suscitam cada vez mais interesse no atual momento histórico, marcado pela crise estrutural geral da produção material da forma de sociabilidade regida pelo capital, da qual resultam crises profundas em variadas instâncias da sociedade. Disto deriva a necessidade de superar, no campo da educação, velhas visões unilaterais dos fenômenos educativos de nosso tempo. Independentemente do lugar que se lhe concede a partir de um ponto de vista histórico-social, o complexo social da educação se constitui, a partir de uma perspectiva ético-ontológica, como um fato rico, complexo e contraditório, do qual não se pode ter aproximação sem uma sólida base teórica-metodológica. Palavras-chave: Ética; Ontologia; Trabalho; Educação.Downloads
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Publicado
2010-02-02
Como Citar
Tassigny, M. M. (2010). Ética, Ontologia e Educação. Revista De Humanidades, 18(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%p
Edição
Seção
Artigos