Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil

Autores

  • Amanda Alencar Machado Rolim Universidade de Fortaleza , Unifor

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.440

Resumo

Dentre os vários aspectos ligados à infância, elegemos como objeto desta investigação algumas questões presentes no ato de brincar da criança, atividade considerada importante para o desenvolvimento infantil, segundo muitas perspectivas teóricas na Psicologia. Focamos as análises nos conceitos desenvolvidos por Lev S. Vygotsky, percorrendo suas principais contribuições sobre o tema. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação do lúdico com o desenvolvimento e a aprendizagem. Tratou-se de pesquisa bibliográfica. Como resultado, foi possível mostrar o quanto o brincar é imprescindível para o desenvolvimento infantil e o quanto fundamenta a aprendizagem por meio de avanços sociais e cognitivos mediados pelo brinquedo. Palavras-chave: Brincar. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Alencar Machado Rolim, Universidade de Fortaleza , Unifor

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Downloads

Publicado

2009-12-16

Como Citar

Machado Rolim, A. A. (2009). Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil . Revista De Humanidades, 23(2), 176–180. https://doi.org/10.5020/23180714.2008.440

Edição

Seção

Artigos