Vocativo Gírio em redes sociais: footing e interação

Autores

  • Flavio Biasutti Valadares Docente IFSP/Campus São Paulo
  • Thamires Rodrigues Gomes IFSP/Campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2018.8056

Palavras-chave:

Sociolinguística Interacional. Footing. Vocativo. Gíria.

Resumo

O artigo aborda as relações entre footing e vocativo nas interações cujos usos são feitos por meio de gírias, nas redes sociais Twitter e Facebook. Objetiva analisar gírias em posição de vocativo e situar o alinhamento relativo à opção deste tipo de chamamento nas interações horizontalizadas. Embasa-se na Sociolinguística Interacional, por meio do escopo teórico de Gumperz (1982) e de Goffman (1967, 1974, 1979, 2002[1981]), assim como nos pressupostos conceituais de gírias, Preti (1984, 2000); além disso, utiliza, em específico, a conceituação de footing alçada por Goffman (1979), com vistas à verificação do enquadramento interacional pretendido pelo interactante ao lançar mão de um vocativo com a escolha de uma gíria para tal. Como procedimento metodológico, adota a recolha de gírias em posição de vocativo nas redes sociais Twitter e Facebook. Conclui que o vocativo gírio contempla alinhamentos/enquadramentos que remetem a um comportamento que visa à interação em caráter específico quando o interlocutor compõe um mesmo grupo fechado, consolidando a noção conceitual de gíria.

Biografia do Autor

Flavio Biasutti Valadares, Docente IFSP/Campus São Paulo

Informações acadêmicas: Pós-Doutorado em Letras (Estudos Lusófonos)/Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Doutorado em Língua Portuguesa/PUC-SP. Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem)/PUC-Rio. Especialização em Estudos da Linguagem e Graduação em Letras Português/UFES. Informações profissionais: experiência em ensino nas áreas de Linguística, de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. Docente no IFSP/Câmpus São Paulo, ministrando aulas de Língua Portuguesa e Redação para o Ensino Médio, Língua Portuguesa/Comunicação e Expressão para o Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa (graduação, lato sensu e stricto sensu). Grupo de pesquisa: Descrição do Português do Brasil [líder] (certificado CNPq) - IFSP-PRP-DHU-SCL.

Thamires Rodrigues Gomes, IFSP/Campus São Paulo

Graduanda em Letras-Português Orientanda de IC

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Valadares, F. B., & Gomes, T. R. (2019). Vocativo Gírio em redes sociais: footing e interação. Revista De Humanidades, 33. https://doi.org/10.5020/23180714.2018.8056

Edição

Seção

Artigos