Vocativo Gírio em redes sociais: footing e interação
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2018.8056Palavras-chave:
Sociolinguística Interacional. Footing. Vocativo. Gíria.Resumo
O artigo aborda as relações entre footing e vocativo nas interações cujos usos são feitos por meio de gírias, nas redes sociais Twitter e Facebook. Objetiva analisar gírias em posição de vocativo e situar o alinhamento relativo à opção deste tipo de chamamento nas interações horizontalizadas. Embasa-se na Sociolinguística Interacional, por meio do escopo teórico de Gumperz (1982) e de Goffman (1967, 1974, 1979, 2002[1981]), assim como nos pressupostos conceituais de gírias, Preti (1984, 2000); além disso, utiliza, em específico, a conceituação de footing alçada por Goffman (1979), com vistas à verificação do enquadramento interacional pretendido pelo interactante ao lançar mão de um vocativo com a escolha de uma gíria para tal. Como procedimento metodológico, adota a recolha de gírias em posição de vocativo nas redes sociais Twitter e Facebook. Conclui que o vocativo gírio contempla alinhamentos/enquadramentos que remetem a um comportamento que visa à interação em caráter específico quando o interlocutor compõe um mesmo grupo fechado, consolidando a noção conceitual de gíria.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-27
Como Citar
Valadares, F. B., & Gomes, T. R. (2019). Vocativo Gírio em redes sociais: footing e interação. Revista De Humanidades (Descontinuada), 33. https://doi.org/10.5020/23180714.2018.8056
Edição
Seção
Artigos