Ética, Ontologia e Educação

Autores/as

  • Mônica Mota Tassigny

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%25p

Resumen

São examinadas, no presente artigo, algumas das idéias éticas e ontológicas fundamentais de Georg Lukács como fundamento à educação. Os problemas relacionados ao fenômeno da educação suscitam cada vez mais interesse no atual momento histórico, marcado pela crise estrutural geral da produção material da forma de sociabilidade regida pelo capital, da qual resultam crises profundas em variadas instâncias da sociedade. Disto deriva a necessidade de superar, no campo da educação, velhas visões unilaterais dos fenômenos educativos de nosso tempo. Independentemente do lugar que se lhe concede a partir de um ponto de vista histórico-social, o complexo social da educação se constitui, a partir de uma perspectiva ético-ontológica, como um fato rico, complexo e contraditório, do qual não se pode ter aproximação sem uma sólida base teórica-metodológica. Palavras-chave: Ética; Ontologia; Trabalho; Educação.

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Biografía del autor/a

Mônica Mota Tassigny

Mônica Mota Tassigny é professora da Unifor, Doutora em Educação.

Publicado

2010-02-02

Cómo citar

Tassigny, M. M. (2010). Ética, Ontologia e Educação. Revista De Humanidades (Descontinuada), 18(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%p

Número

Sección

Artigos