Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade

Autores

  • Natasha Vilela Taveira Universidade de São Paulo
  • Benny Kramer Costa Universidade Nove de Julho
  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal de Grande Dourado - MS
  • César Augusto Biancolino

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9444

Resumo

O conceito de cocriação de valor tem ganhado força no contexto empresarial como mecanismo para obtenção de vantagem competitiva. Compreender como os elementos da cocriação de valor são estimulados ou se desenvolvem na empresa é um gap na literatura. Este trabalho visa analisar de que modo os elementos presentes nos modelos de cocriação de valor e nas abordagens de diálogo entre stakeholders se apresentam numa empresa fornecedora de tecnologia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. O trabalho está baseado, principalmente, nos estudos de Seppa e Tanev (2011); Ranjan e Read (2016); Prahalad e Ramaswamy (2004); Vargo, Akaka e Maglio (2008); Grissemann e Sauer (2012); Grõnross (2006); Raja e Yazdanifard (2015). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, qualitativa e estudo de caso. Conclui-se que a cocriação de valor se faz presente, para que produtos e serviços se mantenham atualizados e para que a empresa se mantenha no mercado, a partir de um conjunto de práticas, como: colaboração, engajamento, transparência, reciprocidade, uso dos recursos mútuos, diálogo, interatividade e compartilhamento de aprendizado entre os stakeholders. Tais ações validam a cocriação de valor como uma estratégia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. Por fim, entender como os elementos da cocriação emergem ou são utilizados na empresa pode criar um caminho para a replicação das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Vilela Taveira, Universidade de São Paulo

Graduada em Turismo pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE Professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - CRP/ECA/USP

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal de Grande Dourado - MS

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da UFGD Professor contratado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

César Augusto Biancolino

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Brasil(2010). Professor Permanente da Universidade Anhembi Morumbi , Brasil

Downloads

Publicado

15.02.2021

Como Citar

TAVEIRA, N. V.; COSTA, B. K.; CINTRA, R. F.; BIANCOLINO, C. A. Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9444. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos