Antecedentes da Intenção de Compra em sites de Reservas de Hotéis e Pousadas

Autores

  • Cristiane Antonietto Portugal Fucape Business School
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School http://orcid.org/0000-0003-2525-275X
  • Roberta Fundao Correia de Freitas Fucape Business School
  • Claudio Marcio de Almeida Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.1.8732

Palavras-chave:

Sites de reservas de hotéis e pousadas, Intenção de compras, Setor hoteleiro.

Resumo

Considerando que os hotéis necessitam explorar o seu potencial de vendas para sobreviverem e prosperarem, com o advento da internet, os sites de reservas se apresentam como uma alternativa viável para explorar tal potencial. Assim, este estudo objetivou avaliar os antecedentes da intenção de compra nesse segmento. Propôs-se uma nova abordagem de construtos já existentes na literatura: design, qualidade do site de reserva de hotel/pousada, risco, segurança na compra on-line, e os sentimentos em relação aos anúncios do site. Uma pesquisa com 422 consumidores de sites de reservas foi aplicada e os resultados sugerem que a intenção de compra é influenciada negativamente pelo risco e positivamente pela segurança e sentimento com relação aos anúncios. A segurança e o sentimento em relação aos anúncios são afetados positivamente pelo design e a qualidade percebida. Além disso, design e qualidade percebida podem minimizar a percepção de risco de comprar em sites de reservas de hotéis/pousadas.

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Biografia do Autor

Cristiane Antonietto Portugal, Fucape Business School

Engenheira Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Vila Velha. Pós em Gestão de Docência em Ensino Superior Multivix. Mestranda Fucape em Administração.

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Professor Associado e Pesquisador da FUCAPE Business School. Doutor em Administração pela Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã/Portugal).

Roberta Fundao Correia de Freitas, Fucape Business School

Engenheira de Produção pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA), Pós Graduada em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getulio Vargas - FGV e Mestre em Administração de Empresas.

Claudio Marcio de Almeida, Fucape Business School

Mestre em Administração

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Publicado

24.06.2020

Como Citar

PORTUGAL, C. A.; MAINARDES, E. W.; DE FREITAS, R. F. C.; DE ALMEIDA, C. M. Antecedentes da Intenção de Compra em sites de Reservas de Hotéis e Pousadas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 1, 2020. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.1.8732. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8732. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos