Avaliação da viabilidade financeira de projetos de aterros sanitários no Brasil, no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, do protocolo de Quioto:o caso do projeto Novagerar

Autores

  • Denise Diniz de Barros IPOSEIRA – Gestão de Ativos
  • Celso Funcia Lemme Instituto COPPEAD de Administração – Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.1.%25p

Resumo

O mercado de créditos de carbono pode gerar oportunidades de criação de valor para empresas e prefeituras no Brasil, com os mecanismos de flexibilização do Protocolo de Quioto abrindo espaço para que as reduções de Gases de Efeito-Estufa (GEE) sejam negociadas mundialmente,facilitando a inserção dos países em desenvolvimento no mercado através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo para análise de viabilidade financeira de projetos de aterros sanitários com venda de créditos de carbono e geração de energia através do biogás. O NovaGerar, projeto pioneiro de aterro sanitário em Nova Iguaçu, foi utilizado como base para o desenvolvimento do modelo. Os resultados do estudo indicam viabilidade do empreendimento e podem ajudar empresários e prefeituras na tomada de decisões de investimento e planejamento de serviços de saneamento, abrindo portas e encurtando caminhos na direção de estruturar projetos de aterros sanitários que, além de gerarem remuneração adequada para o capital privado, melhorem as condições de saúde e bem-estar da população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Diniz de Barros, IPOSEIRA – Gestão de Ativos

IPOSEIRA – Gestão de Ativos.

Celso Funcia Lemme, Instituto COPPEAD de Administração – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto COPPEAD de Administração – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Como Citar

BARROS, D. D. de; LEMME, C. F. Avaliação da viabilidade financeira de projetos de aterros sanitários no Brasil, no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, do protocolo de Quioto:o caso do projeto Novagerar. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.15.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/506. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos