O investidor brasileiro é conservador: uma pesquisa com os Docentes do

Autores

  • Vivianne Pereira Salas Roldan CCA/UNIFOR
  • Ricardo Eleutério Rocha Unifor de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.3.%25p

Resumo

No primeiro semestre de 2004, a poupança acumulou 3,83% de rentabilidade, enquanto os fundos DI e os CDB´s se destacaram no mercado, com 7,56% e 7,70%, respectivamente (VIEIRA, 2004). Essa diferença, entretanto, não tem afetado muito as decisões do investidor brasileiro, cuja maior preferência é pela poupança, seguida pelos imóveis, fundos e, por último, as ações, em um comportamento tipicamente conservador, conforme pesquisa da Madia Mundo Marketing (CAMBA, 2004). O presente trabalho procura investigar o comportamento financeiro dos professores do Centro de Ciências dministrativas (CCA) da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, através de questionário fechado com 20 perguntas, aplicado com entrevista, no período compreendido entre abril e maio de 2004. A amostra abrangeu 55 docentes, e os dados coletados foram tabulados pelo software SPSS 12.0 for Windows. Prevaleceu entre os docentes pesquisados um perfil conservador, por possuírem a reserva/precaução financeira e a formação de patrimônio como principais objetivos financeiros. Verificou-se que 71% dos professores investem predominantemente em fundos de renda fixa, em detrimento dos fundos de renda variável. Também, 45,4% dos professores investem em poupança. Acredita-se que a formação acadêmica constitui importante fator de influência para as decisões de investimento, levando 45,4% dos pesquisados a diversificarem suas aplicações. Através desse estudo, foram levantadas como hipóteses para a aversão ao risco encontrada as limitações diferenciadas de cada indivíduo de acordo com o estágio do ciclo de vida, a propensão de não sacrifício do consumo imediato, e a falta de educação financeira com relação ao mercado de ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne Pereira Salas Roldan, CCA/UNIFOR

Aluna do Curso de Administração de Empresas – 7º semestre – Universidade de Fortaleza. Realizando Monitoria na disciplina Mercado de Capitais I – CCA/UNIFOR.

Ricardo Eleutério Rocha, Unifor de Fortaleza

Economista e Professor do Centro de Ciências Administrativas - CCA da Unifor

Downloads

Publicado

11.08.2010

Como Citar

SALAS ROLDAN, V. P.; ROCHA, R. E. O investidor brasileiro é conservador: uma pesquisa com os Docentes do. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 3, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.13.3.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/396. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos